Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

BELEZA NATURAL E MAIS UM SELINHO


Recebi este lindo selo da minha amiga do coração Marlene do BLOG SALADICHE. Demorei para postar aqui pois creio que o assunto merece algumas considerações especiais. Como uma das regras é falar sobre ser bonita eu resolvi postar algumas dicas para todas possam ficar mais bonitas, por que como já dizia o poetinha, "As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental." Eu não me considero bonita, aliás, detesto tirar fotos, pois não sou fotogênica, não sou mesmo...kkkk....mas existe aquela beleza que vem de dentro que creio todas nós podemos ter. Basta encarar a vida com otimismo e fazer de cada minuto uma festa. Se cuidar é a palavra chave. Cuidar da pele, dos cabelos, das unhas, mas acima de tudo se cuidar por dentro, não só fisicamente, mas cuidar da alma. Pegue os limões e faça não só uma limonada mas muitas caipirinhas, se divirta, cuide dos amigos, viva a vida em plenitude.

As regras:

1-Atribuir um link á pessoa que te indicou.
2-Fale um pouco sobre ser bonita/o
3-Repasse.

Repasso para:

NANCY - BLOG ESTRELA GUIA

NENELI - BLOG O CHIC DA NENELI

TÂNIA - BLOG ZAKUSKAS

Uma pele saudável é fundamental.

Esfoliação caseira é bom e é barato, esta é para o rosto.


Anote os ingredientes:

2 sachês de chá mate ou chá preto
1 pepino
4 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 colher(sopa) de mel
1 colher (sopa) de iogurte natural.

Corte o pepino em rodelas finas. Deite na cama, com o quarto na penumbra, aplique as rodelas de pepino sobre o rosto, menos a área dos olhos. Nos olhos, aplique os sachês de chá que foram deixados em água fria durante 1 hora, esprema para tirar o excesso de água e coloque sobre os olhos. Relaxe e fique em repouso por 20 minutos mais ou menos, coloque algumas músicas de que goste, ajuda a relaxar. Após este prazo, retire tudo do rosto e lave com água natural, nem fria e nem quente. Pronto, sua pele está preparada para receber a esfoliação. Prepare a pasta com a aveia, o mel e o iogurte, espalhe sobre o rosto com movimentos circulares e suaves, lave com água em abundância, seque e aplique um bom protetor solar.

Este é para o corpo


INGREDIENTES:

1 xícara de açúcar mascavo;
suco de 1 limão;
1 xícara de aveia em flocos;
2 colheres (sopa) de mel;

Misture tudo na hora, e com o corpo úmido (ainda do banho morno)faça massagem circular pelo corpo todo, comece de baixo para cima. Dê preferência às áreas mais calosas como joelhos, cotovelos, pés e mãos. Prefira fazer a esfoliação à noitinha ou à tarde para evitar o sol e nunca se esqueça do protetor solar, mesmo dentro de casa.


Utilizo estas receitas a muitos anos e as duas são muito boas para limpar e hidratar a pele.

EDUCADORES



Hoje, pela manhã, me caiu em mãos, este texto lindo que fala sobre o amor dos professores do ensino fundamental pela profissão. Achei apropriado postá-lo aqui no Plantar, isto pelo fato de que educação também se planta. É através da educação que se faz grandes homens e conseqüentemente, um grande país. O fato de políticos menosprezarem o papel do professor na estrutura da nossa nação está elevando o Brasil aos níveis de pobreza e violência desmedidos em que se encontra hoje. Sem contar que o círculo vicioso tende a crescer ainda mais, pois os políticos do futuro estão se formando agora, uma perspectiva nada alentadora. Ou se valoriza o educador ou este país não vai sair do patamar de miséria em que está.

SOU EDUCADORA

Quando digo que sou educadora de infância
em geral, respondem com um "AH!"
Tão insípido, que gostaria de dizer:
Em que outra profissão poderias por laços no cabelo,
Fazer penteados inovadores
e ver um desfile de modas todas as manhãs?
Onde te diriam todos os dias: "És linda!"
Em que outro trabalho te abraçariam
para te dizerem o quanto te querem?
Onde serias tão importante que poderia chegar a estrela do desfile...
Para lhe limpar o nariz?
Em que outro lado te esquecerias das tuas tristezas
Para atender a tanto joelho esfolado e coração afligido?
Onde receberias mais flores?
Onde mais poderia iniciar na escrita uma mãozinha que, quem sabe,
um dia poderá escrever um livro?
Em que outro lugar receberia de presente um sorriso todos os dias?
Em que outro sítio te fariam um retrato grátis?
Em que outro lugar tuas palavras causariam tanta admiração?
Em que trabalho te receberiam de braços abertos
depois de teres faltado um dia?
Onde poderias assistir na primeira fila
a execução de grandes obras de arte?
Onde poderias aprofundar teus conhecimentos sobre,
bichos da seda, caracóis, formigas e borboletas?
Em que outro lugar derramaria lágrimas
por ter que encerrar um ano de relações tão felizes?
Sinto-me GRANDE trabalhando com PEQUENOS.
A todos os educadores de infância,
que tanto semeiam, para que outros recolham
A todos que escolheram esta profissão:


OBRIGADA


Texto Sou Educadora (SOY MAESTRA) traduzido e adaptado por mim, desconheço a autoria.
Imagem: Blog JARDIM DOS PEQUENINOS

segunda-feira, 20 de abril de 2009

22 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DA TERRA


Todos concordam que crimes, de qualquer natureza, são imorais. Os crimes ambientais cometidos por nações que se nomeiam civilizadas são sem sombra de dúvida, muito mais. O homem evoluiu e está em um patamar, onde ele é o guardião, digo guardião e não dono absoluto e soberano. É dever de todo ser humano cuidar da Terra, pois é seu legado e será a única herança que deixará a seus filhos.
No DIA INTERNACIONAL DA TERRA, pouca coisa há para se comemorar. Políticas imediatístas que visam o lucro rápido, desencadeiam danos ao meio ambiente, à economia e à sociedade. É inadmissível tal postura dos governos. Entretanto, nós, cidadãos comuns, não estamos isentos de responsabilidades, não só a de eleger governantes comprometidos, mas também, fazermos a nossa parte.




Qual papel deve desempenhar o cidadão comum na preservação do meio ambiente?

Creio, seja o papel mais importante, afinal, como diz o velho ditado, "de grão em grão é que a galinha enche o papo", se fizermos a nossa parte, a soma será geométricamente proporcional.
Reciclar, economizar, respeitar, são termos que mais do que modismos, devem orientar nossa vida, nosso dia a dia e a de nossos governantes (que Deus nos proteja). Poderia ficar horas discorrendo sobre este assunto, mas não vem ao caso, este artigo é somente um alerta, um posicionamento do PLANTAR & CULTIVAR e portanto meu. Faça sua parte, eu te convido para no DIA INTERNACIONAL DA TERRA , fazer alguma coisa, ou deixar de fazer. Plantar uma árvore, deixar de acessar a internet, deixar de ligar a televisão e ler um bom livro, conversar com os filhos, qualquer coisa é válida como presente a nossa mãe Gaia.


quinta-feira, 16 de abril de 2009

BANANA MENINA, TEM VITAMINA, BANANA ENGORDA E FAZ CRESCER...

Depois de ler isto, você não vai olhar para uma banana da mesma maneira.

Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana vai te dar uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana traz, ela ajuda a prevenir um substancial número de doenças.
Depressão: De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e faz sentir melhor.
Anemia : Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglubinas e ajudam em caso de anemia.
Pressão Arterial : Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.



Cérebro : 200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.
Obstipação : Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.
Dor de cabeça : Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.
Cansaço matinal : Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
Picadas de insectos : Quando for picado por um inseto, experimenta esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana. A irritação vai acabar.
Nervos : Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.
Úlceras : A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.
Controle de temperatura: Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correta.
Fumar : As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.
Stress : O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
Cortes : De acordo com o 'New England Journal of Medicine', comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%! Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Acrescentado só uma coisinha, a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado 'jet leg'. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.
Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

100 gr de banana contém em média

Minerais

Sais - 0,5 g
Potássio - 401 mg
Fósforo - 26 mg
Ferro - 1,06 mg
Sódio - 34 mg
Cácio - 20 mg

Vitaminas

Vitamina A - 233 U.I.
Vitamina B1(tiamina) - 57 m cg
Vitamina B2(riboflavina) - 80 m cg
Vitamina B5(niacina) - 1,18 mg
Vitamina C (acido ascórbico) - 6, 40 mg

Nutrientes

Calorias -
(banana nanica = 95 Kcal) (banana ouro = 162 Kcal)
Água -
(banana nanica = 76 g) (banana ouro = 60,1 g)
Hidratos de carbono -
(banana nanica = 22 g) (banana ouro = 36,8 g)
proteínas -
(banana nanica = 1,30 g) (banana ouro = 2, 39 g)

Fontes de pesquisa: www.geocities.com
Colaboração : maria leonor silva silva

terça-feira, 14 de abril de 2009

RECEITAS CASEIRAS CONTRA A DENGUE - MITO OU VERDADE?


A folha publicou esta matéria sobre o que corre pela internet a respeito de remédios naturais contra a dengue. Quero deixar registrada a minha opinião, pois já publiquei alguns remédios caseiros e naturais aqui no plantar.
Em primeiro lugar, existe uma corrente na medicina alopática que é totalmente contra a utilização de remédios naturais para tratamento de toda e qualquer enfermidade. Entretanto, nossas avós já utilizavam estes mesmos remédios com comprovada eficácia.
Em relação ao repelente natural a base de cravo da índia, posso dizer que ele realmente afasta insetos, sejam pernilongos, moscas, borrachudos, muriçocas, mutucas e outros. Digo isso, por experiência própria, pois já fiz e faço uso dele.
Em segundo lugar, não devemos abrir mão de produtos naturais e sim usa-los como aliados, e sempre consultar um médico.

Saiba o que tem fundamento e o que é lenda nas receitas caseiras contra dengue

FLÁVIA GIANINI
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Borra de café no pratinho da planta impede que o mosquito da dengue deposite seus ovos, assim como a mistura de vinagre balsâmico, noz-moscada e ervas aromáticas, certo? Errado, segundo especialistas. Nem borra, nem vinagre, nem inhame. A epidemia de dengue e o pânico instalado nos locais mais afetados se tornaram o cenário perfeito para a popularização de receitas milagrosas, seja para manter o mosquito longe, seja para minimizar os sintomas dolorosos.

Os mais assustados podem perder tempo, dinheiro, vasos de planta e até a saúde acreditando no uso de repelentes caseiros e remédios naturais sem comprovação científica de eficácia. Desde o início da epidemia, uma série de e-mails circula pela rede afirmando os benefícios dessa ou daquela medida -várias com o nome de um pesquisador, biólogo ou médico para corroborar a indicação.
A Folha consultou especialistas para comentar as dicas mais populares. Todos afirmam que não dá para subestimar o Aedes aegypti. Desconfiar de milagres é o primeiro passo para afastar a doença.

Repelente caseiro

Esse é o mais recente dos e-mails que circulam na internet. Segundo a mensagem, é só preparar uma mistura com cânfora, cravo-da-índia e outros ingredientes e, "voilà", um repelente natural sem contra-indicações e bem mais em conta que os de farmácia. Porém, não funciona. Algumas pesquisas apontam que o cravo-da-índia tem ação anti-séptica, mas não repelente. "O repelente funciona porque é um remédio tóxico para o mosquito. Por isso, não deve ser usado continuamente, já que, em grandes quantidades, também pode prejudicar humanos. No entanto, não existe toxicidade na cânfora", explica a farmacoterapeuta e bioquímica Bárbara Furtado, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Própolis

Entre as receitas mais divulgadas na rede, está o uso de própolis de abelha. A substância teria o poder de eliminar o vírus da dengue do organismo contaminado, atuar como repelente e tratar febre e dor de cabeça. O e-mail explica que a própolis possui flavona e vitamina B, que, exaladas pelo suor, manteriam o mosquito afastado. De acordo com Furtado, da UFMG, a própolis possui característica de alimento. "Ela teria que atravessar muitas barreiras corporais sem ter suas moléculas alteradas para ser um repelente eficiente na pele", diz.
O médico sanitarista Antônio Sérgio da Fonseca, da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) é enfático ao afirmar que não existe droga capaz de eliminar o vírus nem de controlar as reações imunológicas. "É melhor dar preferência a barreiras físicas como calças compridas e meias", completa.

Complexo B

Tem efeito repelente, mas ainda não se sabe qual a dosagem, a forma de aplicação e a garantia de proteção que o complexo ofereceria. "Não existe confirmação científica concreta sobre o uso do complexo. Faltam informações sobre como, quando e quanto usar", afirma Fonseca, da Fiocruz. Existe o risco ainda de hipervitaminose para quem toma o complexo continuamente. E a vitamina só age no momento da transpiração. "Seriam necessárias quantidades enormes de vitamina para tornar o complexo B eficiente. E, ainda assim, não ficamos suados o tempo todo", afirma o médico infectologista Ivo Castelo Branco, do Núcleo de Medicina Tropical da UFC (Universidade Federal do Ceará) e consultor sobre a dengue para a Organização Mundial de Saúde.

Andiroba e citronela

Velas e infusores à base de óleos essenciais dessas plantas podem, de fato, manter o mosquito afastado. Segundo pesquisas já realizadas, o cheiro delas causa uma intoxicação nos insetos semelhante à ação dos inseticidas. Mas a eficácia se resume ao cômodo onde está acesa, se não houver correntes de ar no local nem portas ou janelas abertas. As velas também devem ser acesas durante o dia, já que o mosquito tem hábitos diurnos. "A citronela já é usada pelos setores de controle de zoonoses há alguns anos", confirma Furtado.

Texto: Folha on-line

segunda-feira, 13 de abril de 2009

UMA PLANTINHA MÁGICA



Quando cheguei aqui em Lavras, tomei conhecimento desta planta fantástica. Uma das coisas que me disseram é que ela é muito eficiente no tratamento de afecções do aparelho reprodutor feminino, sendo muito utilizada pelas mulheres da região para engravidar.



Agoniada Agoniada (Plumeria lancifolia)
Também conhecida como jasmim-manga, quina-mole
Utilizada: para tratar asma, bronquite crônica, cólicas menstruais, quadros febris, constipação intestinal, ansiedade, aumento dos linfonódos.
Como utilizar: Chá por infusão das folhas ou decocção da casca( ferver durante 10 minutos) usando-se 2 colheres de sopa da planta em 1 litro de água.
Posologia: 2 a 3 xícaras de chá ao dia.


CUIDADO: As doses devem ser seguidas rigorosamente sob o risco de prejudicar a saúde. Contra- indicado para crianças.

Propriedades medicinais: Diurética, antiasmática, emenagogo e laxativa.
Usada em caso de asma e catarros crônicos.Inflamações e congestão do útero e ovários, indisposições e cólicas nas épocas menstruais, auxiliando a concepção e regularizando as menstruações.
É antiasmática, anti-sifilítica, emenagoga, purgativa.
As folhas são galactagogas quando colocadas sobre os seios das parturientes e a de restaurarem as forças dos órgãos genitais debilitados, quando cozidas e postas sobre os mesmos.


Emprega-se nas afecções histéricas, na asma, nas atonias gastrointestinais, nos catarros crônicos, na clorose, nas febres intermitentes, nas menstruações difíceis.
Parte usada: folhas, por infusão.Um dos principais remédios nas doenças femininas.
Indicado contra as cólicas e depressões pré-menstruais, afecções dos ovários, menopausa e metrorragia. Tonteiras, debilidade na época de menstruação, enjôos e vômitos, muitas vezes acompanhado de má digestão e enxaquecas.
Em muitos casos onde a mulher tem dificuldades para engravidar, após o uso constante, pode-se chegar ao sucesso na gravidez.

Este produto não substitui a orientação médica, no caso de persistência dos sintomas, um médico deverá ser consultado.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

PLANTAR AMIZADES E COLHER CARINHOS

O RICO, faz um trabalho de restauração em fotos que é fantástico. Tive o prazer de conhecer essa figura incrível através de minha amiga Lene do SALADICHE . Enviei a ele algumas fotos de família que estavam deterioradas pela ação do tempo e ele fez um trabalho lindo, recuperando pedaços da minha infância e juventude, além da foto de minha avó, a Dona Cida que coloquei no blog de culinária que leva o nome dela RECEITAS DA DONA CIDA.

Esta foto em especial ficou linda, eu bem pequerrucha (a muitíssimos anos atrás).

ANTES



DEPOIS



A próxima foto tem uma história bem engraçada. Na época, meu pai era caminhoneiro e quando ele saia em viagem eu corria atrás e ficava chorando e dava uma birra danada. Meu tio Nilson(4 anos mais velho que eu) era o encarregado de ir me buscar. Ele reclama comigo até hoje, pois eu amolecia o corpo e ele não conseguia me carregar....kkkkk....ô menina birrenta.

ANTES



DEPOIS



Nesta eu já tenho os meus bons e saudosos 15 anos, esta foto faz parte de uma série e foram tiradas para o stand do meu bairro, na Festa da Uva de Jundiaí, que já foi a melhor festa do Estado de São Paulo. Hoje em dia, infelizmente, a política tomou conta, ai já viu (fica registrada a minha crítica). Minha amiga, não vou dizer o nome, pois perdi o contato com ela a muitos anos, participou de todas as fotos junto comigo. Não sei se ela ainda tem alguma guardada, mas o restante se perdeu, eu estou de calça escura no lado esquerdo da foto.

ANTES



DEPOIS



Rico, muito obrigada, teu trabalho é maravilhoso. Quem quiser mandar uma foto danificada para o Rico restaurar, click neste link Photo Recovery Blog.

sábado, 4 de abril de 2009

LINHAÇA - CURA E PREVINE




Devido à grande procura por esta matéria, resolvi postá-la
aqui, para que todos tomem conhecimento do valor desta
pequenina semente. Faço propaganda porque sou beneficiária
da ação curativa da linhaça. Minha qualidade de vida
melhorou muito depois que passei a fazer uso dela.

PROPRIEDADES DA LINHAÇA

Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de
informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça
moída.
Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTUDO DA
LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua
atenção no rol desta semente na prevenção e cura de
numerosas doenças degenerativas. As investigações e a
experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma
regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes
doenças:
CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc.,
etc
A semente de linhaça contém 27 componentes
anti-cancerígenos, um deles é; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os
melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até
agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação
de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de
linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

BAIXA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixa de
peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a
controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite,
por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco
vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso,
tome uma colher a mais pelas tardes.

SISTEMA DIGESTIVO: Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal
para artrite,
prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a
flora intestinal.
Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência.
Previne os
divertículos nas paredes do intestino.
Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em
grandes quantidades
dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel.
Contém mais fibra
que a maioria dos grãos.



SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a pressão. As pessoas
que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão
nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que
trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos
anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A
linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque
contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores
(reanimações naturais).

SISTEMA INMUNOLÓGICO: A linhaça alivia alergias, é efetiva
para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega
3, 6, 9 e um
grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente,
faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer
uma grande resistência às doenças. Contém grandes
quantidades de rejuvenescedor, pois retém o
envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da
anemia.
SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a
arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias,
esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão
arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na
prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente
para regular o colesterol ruim. O uso regular de linhaça
diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma
das características UNICAS da linhaça é que
contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a
pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante
papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane,
ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por
descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6
na prevenção de problemas cardíacos.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de
todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em
"TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite,
amidalite, meningite, etc.

RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS: O consumo regular de linhaça, ajuda
aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema)
acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de
obesidade, síndrome
pré-menstrual,todas as etapas do câncer e as doenças
cardiovasculares.

CONDIÇÕES DA PELE E CABELO: Com o consumo regular de
sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais
suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do
sol. É ideal para problemas na pele, tais como:
psoriase e eczema. Recomenda-se também como máscara facial
para uma limpeza profunda do cútis.
Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas,
etc.
É excelente para a calvície. Essa é uma boa notícia para
quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da
caspa. Use-a como geléia para fixar e NUTRIR teu cabelo. Não
use vaselinas que danificam teu couro cabeludo e teu
cabelo.

VITALIDADE FÍSICA: Um dos mais notáveis indicativos de
melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento
progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça
aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de
energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do
exercício

MODO DE USAR: Duas colheres de sopa por dia, batidas no
liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou
sobre a fruta, ou com a aveia, ouiogurte no café da manhã ou
no almoço.
Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças,
adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

DIABETE: O consumo regular de linhaça favorece o controle
dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente
notícia para os insulina-dependentes.
Em meu blog no Ciber cook postei esta receita pois sempre
soube que a linhaça faz bem à saúde, mas as propriedades da
linhaça associada ao feijão me surpreenderam. Vi em uma
reportagem do Globo Repórter, para conferir a reportagem na
íntegra, acesse o site globo.com/globoreporter



Feijão com farinha de linhaça e sal de ervas
(Receita desenvolvida por Vládia Moreira, nutricionista da
UFRN)

Não deixe o feijão de molho, selecione os grãos e adicione
aproximadamente 4 a 5 porções iguais de água. O feijão vai
para a panela de pressão, quando começar a ferver, deixe
mais 2 minutos e está pronta a primeira etapa do cozimento.
Para completar o cozimento, sem perder os nutrientes, o
feijão fica de molho nesta água quente (não destape a
panela) por aproximadamente 1 hora. É o suficiente para que
fique macio.
enquanto o feijão descansa, prepare um refogado com óleo,
alho amassado e cebola (utilize ingredientes a gosto, mas
não o sal). Em vez de sal comum utilize o sal de ervas, que
é preparado assim: Coloque no liquidificador porções iguais
de sal, orégano, alecrim, manjericão, eu coloquei louro em
pó, as outras ervas devem ser secas também. Acrescente o
sal
de ervas a gosto no refogado. Para fqazer a farinha de
linhaça, basta bater os grãos no liquidificador, até que
vire um pó meio grosso, coloque no refogado a seu gosto,
para terminar, junte o refogado ao feijão e ferva tudo por
mais meia hora.
Para falar a verdade, o sabor é ótimo, mas a textura deixa
a
desejar, fica com um caldo meio gosmento que não agradou os
enjoados de plantão, solução: bater no liquidificador, por
para ferver e acrescentar farinha de mandioca até o ponto
de
tutu, ai sim comeram e nem reclamaram. Ponto para mim, pois
assim consegui enriquecer a comidinha do dia a dia. a
linhaça eu já encorporei em diversas outras receitas e ela
não falta mais aqui em casa. É bom experimentar novidades e
sempre com a mente aberta, para novos sabores e texturas.


sexta-feira, 3 de abril de 2009

LARANJA, SANTO E BENDITO POMO DOURADO

Quando um alimento ou remédio é muito bom, costuma-se dizer que cura até praga de sogra (tadinha da gente) e isto é o que se pode dizer da laranja. Luiz da Câmara Cascudo já ensinava isto quando escreveu sua receita tradicional de feijoada completa:

Coloque o feijão para cozinhar, junto com as folhas de louro e duas laranjas, com casca, cortadas em metades. Quando começar a ferver acrescente as carnes na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha.

Cascudo sabia das coisas. A laranja absorve as gorduras de qualquer alimento cozido junto com ela. Mas se tudo isso não bastasse, confira as propriedades da laranja nestes artigos que transcrevo na íntegra.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Citrus
Espécie: C. x sinensis

Delícia refrescante e nutritiva

A laranja é uma fruta muito popular, refrescante e nutritiva. Suas variedades mais comuns são: laranja-bahia, laranja-pêra, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e laranja-da-terra.

Na culinária, é amplamente usada para fazer diversas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras.

DICA Na hora de comprá-las, dê preferência às mais pesadas pois, normalmente, são as que contêm mais suco.

VALOR CALÓRICO 100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

PROPRIEDADES

  • A laranja pode ser consumida ao natural ou transformada em compotas, geléia, bebidas e licores.
  • Quando fresco, o suco de laranja possui alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos, flavonóides e açúcares, sendo muito eficaz no combate de resfriados e da fragilidade capilar.
  • A flor possui propriedades calmantes e a folha propriedades excitantes.
  • A casca também possui varias propriedades medicinais, sendo indicada como tônico e digestivo.

CONTRA CÂNCER E COLESTEROL Recentemente, a Universidade de Ontário Ocidental comprovou, em um estudo realizado com cobaias, que os flavonóides cítricos têm capacidade de inibir a proliferação das células de câncer de mama humano.

Outro estudo mostrou que três copos de suco de laranja por dia podem ser um aliado poderoso contra os altos níveis de colesterol prejudicial à saúde (LDL).

Testes realizados com 25 homens e mulheres comprovaram que os níveis de bom colesterol (HDL) haviam aumentado em 21% e a relação LDL/HDL reduziu em 16%, após o consumo do suco por quatro semanas.

Laranja, alimento e remédio

Propriedades nutricionais: Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Propriedades medicinais: Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.A infusão das flores de laranja é utilizada como antiespamódica e calmante. A infusão do fruto maduro, tomada fria, reduz a febre. Previne gripe e resfriado.

Alternativas naturais: CONTRA INSÔNIA: coloque 1 colher (de sopa) de flor de laranja em 1 xícara (de chá) de água quente por 10 minutos. Coe e tome ao deitar-se.

COMO APERITIVO: macere, por 15 dias, 20 g de casca de laranja e ½ noz-moscada em pó em 250 ml de álcool a 70º. Coe e junte 1 litro de água destilada e 3 colheres (de sopa) de mel. Misture bem e guarde em vidro tampado. Tome uma colher (de sopa) antes das principais refeições





Conheça as verdadeiras propriedades da laranja

Em comparação à maçã, a laranja tem 10 vezes mais vitamina A e nove vezes mais a vitamina C


Vitamina C/// fortalece a mucosa e auxilia o trabalho das células de defesa do organismo, por isso diz-se popularmente que combate a gripe. Como aumenta o metabolismo e inibe a produção de melanina, é indicado para quem quer ter a pele bonita e saudável.

Vitamina A/// evita o ressecamento da pele e da mucosa. A sua falta afeta a visão noturna.

Vitamina E/// aumenta a circulação sanguínea, sendo indicado para quem sofre com o frio. A sua falta causa diminuição dos reflexos e da sensibilidade.

Ácido cítrico/// é essencial na decomposição do ácido láctico, que causa o cansaço. Auxilia na absorção dos nutrientes e cálcio. Alimentos ricos em ácido cítrico ajudam a abrir o apetite.

Potássio/// essencial para manter equilibrada a quantidade de sal no organismo, auxilia no combate à pressão alta.

Fibras/// presente na forma de pectina, na parte branca da casca. As fibras ajudam na digestão, combatendo o intestino preso. Atrasa a absorção de açúcar pelo organismo e auxilia na manutenção da pressão.


*A tabela-padrão da Composição de Alimentos no Japão (5ª edição, revisada e ampliada), é publicada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia


Comer uma laranja por dia pode impedir a manifestação de certos tipos de câncer, de acordo com um novo estudo australiano.

O grupo do governo Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica (CSIRO, na sigla em inglês) descobriu que consumir frutas cítricas pode reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50%. Uma porção extra de frutas cítricas por dia - além das cinco porções de frutas e vegetais recomendadas por dia - pode também reduzir o risco de um derrame em 19%. "As frutas cítricas protegem o corpo por suas propriedades antioxidantes e por fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de tumores e normalizar as células tumorosas", disse em um relatório Katrine Baghurst, pesquisadora da CSIRO. O estudo australiano, baseado em outras 48 pesquisas internacionais sobre os benefícios das frutas cítricas à saúde, também descobriu "indícios convincentes" de que esses alimentos podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabete. Segundo Baghurst, a laranja é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides, que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibe a formação de coágulos no sangue.



Tokyo - Yoko Fujino/IPCJAPA
http://www.exactaexpress.com.br/laranja.htm
http://www.suapesquisa.com/frutas/laranja.htm
Related Posts with Thumbnails