quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Minha Horta

Todo o trabalho que estou desenvolvendo neste blog é consequência da paixão que tenho pela terra, trabalhar com a terra, mesmo que seja em potes pequenos. Quando resolvi começar minha pequena horta vertical, minha primeira providência, foi sair a cata de sementes, dei com os burros n'água. Não encontrava sementes de hortaliças em lugar algum, encontrei em algumas casas de agro negócio sementes vendidas a quilo, não é o meu caso. Pedi socorro a meus amigos internautas e o socorro veio, as sementes que Nelly Matuck (Caxambú-MG) me enviou já estão lindas, e o manjericão já está no ponto de transplantar.
A salsa também está linda e já comecei o desbaste, ganhei mudas de arnica, hortelã, cebolinha, couve, boldo, alecrim e arruda. Comprei algumas mudas de orégano, cavalinha, citronela, balsamo e minha maior paixão, meu moranguinho, olhem o que ele me deu de presente esta semana:


Ver minhas plantinhas crescendo é um prazer imenso. Mas vamos voltar ao assunto das hortas verticais. A EMBRAPA desenvolveu um projeto lindo e que se adequa bem a qualquer espaço.




a) Canteiro de tubo de PVC
- Utilizar tubos PVC de 300mm.
Efetuar um corte horizontal, no meio, de modo obter duas calhas com 10 a 15cm de profundidade.
Em seguida fixar madeira em forma de meia lua nas laterais.
Na parte inferior, fazer orifícios para escoamento da água.

b) Plantio em Garrafas Pet
- Cortar a garrafa pet na altura de 23cm e na base que é o ponto, fazer um orifício em todos os ressaltos para o escoamento do excesso de água.

Olha só como a hortelã aqui de casa gostou.














E na onda da EMBRAPA é possível reciclar tudo o que se jogaria no lixo:

Bandejas plásticas de morango: ótimas sementeiras, os brócoles já estão quase na época do transplante, as margaridas demoraram um pouco mais para brotar.

Com sobras de madeira que seriam queimadas, meu filho fêz uma caixa (que pode não ter ficado muito bonita) mas até que ficou charmosa e muito útil, deu um ótimo canteiro para a salsa.
Aqui estão 4 etapas de crescimento da salsa, desde a germinação até o 1º desbaste, agora vou esperar elas ficarem um pouco mais fortes para determinar quais mudas deixarei.

Outro projeto incrível e que despertou o interesse de toda minha comunidade foi este do Projeto Crescendo Juntos

"HORTA VERTICAL DE BAIXO CUSTO"














Garrafas pet penduradas em suporte de bamboo. Qualquer um pode fazer e o custo é baixíssimo. (fotos do Projeto crescendo juntos)

Outra idéia muito legal e do administrador de empresas Eduardo Walter de Oliveira Borges e sua esposa, Regina, criaram uma técnica inédita a partir de características inusitadas: a combinação de um espaço vertical com o plantio em vários níveis, utilizando para isso tambores e outros recipientes de plástico reutilizáveis (como bombonas e até garrafas PET).


ESPAÇO OCUPADO E RENDIMENTO
A unidade produtora (foto)
mede 1 m de altura por 40 cm de diâmetro e permite a produção de até 25 pés de hortaliças — o suficientes para o consumo mensal de uma pessoa, desde que novas mudas sejam replantadas imediatamente após a colheita para consumo.

TEMPO DISPENDIDO
O tempo necessário para a manutenção de uma horta já implantada, para uma família de seis pessoas, é de no máximo 20 min diários, em média, para regar, colher, semear, transplantar e cuidar da compostagem (adubo). Agora, apreciar e mostrar aos amigos — isso demora um pouco mais!

IMPLANTAÇÃO
Cada unidade produtora igual à da foto tem um custo inicial de montagem aproximado de R$ 50, mas poderá ser reaproveitada indefinidamente. Outros tipos de unidades têm custos menores.

CUSTO DE MANUTENÇÃO
Após a implantação, os custos passam a ser mínimos, em média R$ 8 por mês para uma horta que abastece uma família de seis pessoas.

CONSUMO DE ÁGUA
Uma das vantagens da Horta Vertical é a economia de água — apenas o suficiente para manter a terra úmida. A perda pela evaporação é muito menor do que em uma horta convencional.

FAZ SUJEIRA?
Após a montagem das unidades não haverá sujeira.

A COMPOSTAGEM CHEIRA MAL?
A compostagem, quando realizada conforme as instruções, não deverá produzir qualquer mau cheiro e pode ser realizada no ambiente doméstico.

O QUE PODE SER CULTIVADO?
Alface, chicória, rúcula, agrião, almeirão, tomate, beterraba, berinjela, couve, salsa, salsinha, escarola, pimentão, cenoura, brócolis, orégano, hortelã, sálvia, poejo, manjerona, manjericão, tomilho, rabanete, mostarda, morango, maracujá, uva etc.

(Postado por - dapraianet.blogspot.com)


Por hoje é só...termino com a última foto do meu moranguinho, tirei agora mesmo...estou apaixonada por ele....

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails