Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Uvas de Corrupira (Jundiaí)

É bom dizer que minha infância foi muito especial. Quem acompanha meu blog, ja viu diversas vezes eu falar de minha avó, a Dona Cida. Era uma verdadeira abelha rainha, em torno da qual, toda a família se reunia. Pessoa de uma simplicidade incrível e nem por isso, menos sábia. No sítio de Corrupira eu passava todas as minhas férias e a maioria de meus finais de semana. Lá, além do carinho de minha avó, eu tinha a minha disposição um mundo maravilhoso de aromas. Neste Natal eu passei por lá e revivi alguns destes aromas que ficam impregnados em nossa memória afetiva. A uva, mas não qualquer uva, uva de Corrupira é algo que só quem experimenta sabe a diferença. Esse cheirinho de infância, de vó eu não posso passar para vocês, mas as imagens falarão por mim. O galpão, as caixas, as parreiras. Um pouquinho de Corrupira (Jundiaí)para vocês, meus queridos amigos.








Sitio da Fonte (de Flávio Ceolim) Entrada no km 67 da Anhanguera (Posto de apoio Graal)Além das uvas, você encontrará deliciosos vinhos artesanais. Lembro que nesta região a colheita da uva, ainda é sazonal, mês que vem é a época do caqui. Uvas, só de dezembro a janeiro.

6 comentários:

Unknown disse...

VOCÊ QUER ME MATARRRRRRR! EU AMOOOOOOOO UVAS! RSRSRS
Menina pára com isso que maravilha! Ah e tu pensa que eu não conheço aquela maozinha ehehehe
Oh vontade de voar naquela mãozinha igual a menininha do Claybom lembra? Essas suas postagens são sensacionais me trazem sempre lembranças da minha infancia e boas sensações! Amiga obrigada...100.000.000.000.000 procê

Unknown disse...

Essa postagens é maravilhosa amiga...eu pensei num montão de coisas pra falar de tanto que eu senti e da maneira que vc colocou seus sentimentos, mas é sinceramente...sem comentários!
AMEI!
Beijos mil

Neide Franco disse...

Ahhhhhhh......Abelha Rainha é????? Então Abelhinha está mostrando aí os Campos maravilhosos de origem destas Abelhas faceiras, sim....estou vendo.... Abelhinha linda demais esta postagem. Beijos e muitas uvas cheirosas e gostosas para uma Abelhinha muito incentivadora de uvas lindas.

Unknown disse...

Márcia, eu nasci em Caxias do Sul, na serra gaúcha, onde as plantações de uva é uma constante, e isto tb me lembra a minha infância. Que espetáculo...um verdadeiro espetáculo. Ainda bem que tenho uvas em casa, pois me deu vontade de comer agora!
Beijos

Unknown disse...

ola, boa tarde achei muito bacana este blog.
estou intressado em plantar uns pé de uva no quintal da minha casa.
tenho sobrando de espaço a metragem de 4x8 m . gostaria de saber quantos pés de uva posso plantar e como faço pra plantar(em fileira quantos metros um do outro, ela tem de apoiar emk algum pau? tenho que fazer armaçao de arame? quantos arame poe pra cada pé? como fixo os arames?
se receber uma orientaçao ficarei agradecido.
obrigado
Rudy

Márcia Regina disse...

Oi Rudy

Veja bem, se fosse o meu caso, plantaria apenas um ou dois pés e neste caso um caramanchão ou pérgola é o mais apropriado. faça uma estrutura quadrada com 4 estacas de uns dois metros de altura, na parte de cima da estrutura apóie 4 caibros formando um cubo. Não é preciso mais do que 8 fios de arame esticados na parte de cima da estrutura formando uma espécie de teia, plante suas mudas no canto junto às estacas e conforme elas forem crescendo, vá amarrando com barbante ou palha de milho molhada. Quando os galhos atingirem a parte superior, eles mesmo irão se enroscando. Procure junto ao fornecedor das mudas, informações sobre plantio, adubação e cuidados. Se quiser frutos orgãnicos basta adubar com um bom composto orgãnico (veja matéria relativa a compostagem caseira no arquivo do blog) Eu não sei te dizer quase nada sobre pragas e doenças, só me lembro que meu avô tinha uns lampiões a querosene para atrair pequenos insetos que atacavam as parreiras durante a noite, ele os capturava em armadilhas de luz e depois os eliminava e antigamente se usava muito sulfato de cobre (ou sulfeto, não sei ao certo), mas é um veneno muito forte que já nem é usado mais hoje em dia (pelo menos é o que espero). Desejo que colha bons resultados. procure a EMATER de sua cidade para maiores informações. Obrigada e seja bem vindo.

Related Posts with Thumbnails