Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

UMA PLANTINHA MÁGICA



Quando cheguei aqui em Lavras, tomei conhecimento desta planta fantástica. Uma das coisas que me disseram é que ela é muito eficiente no tratamento de afecções do aparelho reprodutor feminino, sendo muito utilizada pelas mulheres da região para engravidar.



Agoniada Agoniada (Plumeria lancifolia)
Também conhecida como jasmim-manga, quina-mole
Utilizada: para tratar asma, bronquite crônica, cólicas menstruais, quadros febris, constipação intestinal, ansiedade, aumento dos linfonódos.
Como utilizar: Chá por infusão das folhas ou decocção da casca( ferver durante 10 minutos) usando-se 2 colheres de sopa da planta em 1 litro de água.
Posologia: 2 a 3 xícaras de chá ao dia.


CUIDADO: As doses devem ser seguidas rigorosamente sob o risco de prejudicar a saúde. Contra- indicado para crianças.

Propriedades medicinais: Diurética, antiasmática, emenagogo e laxativa.
Usada em caso de asma e catarros crônicos.Inflamações e congestão do útero e ovários, indisposições e cólicas nas épocas menstruais, auxiliando a concepção e regularizando as menstruações.
É antiasmática, anti-sifilítica, emenagoga, purgativa.
As folhas são galactagogas quando colocadas sobre os seios das parturientes e a de restaurarem as forças dos órgãos genitais debilitados, quando cozidas e postas sobre os mesmos.


Emprega-se nas afecções histéricas, na asma, nas atonias gastrointestinais, nos catarros crônicos, na clorose, nas febres intermitentes, nas menstruações difíceis.
Parte usada: folhas, por infusão.Um dos principais remédios nas doenças femininas.
Indicado contra as cólicas e depressões pré-menstruais, afecções dos ovários, menopausa e metrorragia. Tonteiras, debilidade na época de menstruação, enjôos e vômitos, muitas vezes acompanhado de má digestão e enxaquecas.
Em muitos casos onde a mulher tem dificuldades para engravidar, após o uso constante, pode-se chegar ao sucesso na gravidez.

Este produto não substitui a orientação médica, no caso de persistência dos sintomas, um médico deverá ser consultado.

Um comentário:

Neide Franco disse...

Oi Abelhinha passei aqui para lhe dar um beijo. Parabéns pela reportagem.

Related Posts with Thumbnails