quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HORTA CASEIRA E ORGÃNICA

Peço desculpas por ter ficado tanto tempo ausente. Fiquei sem internet por uns dias e depois fui a Santa Catarina conhecer meu novo netinho, Manoel Otávio. Quando cheguei encontrei minhas plantas tão lindas e saudáveis que fui obrigada a fotografa-las e na hora de selecionar as fotos que postaria aqui, não teve jeito, vou postar todas.



Esta roseira (THORNLESSROSE) não tem espinhos, é perfumada e chega ao porte de uma árvore, ganhei esta muda da Virgínia, amiga querida que deixei em Barra do Piraí, RJ. Está num vaso simples, mas já me presenteou com lindas rosas e botões.


Estava limpando a jardineira com funcho e Lady Catú não me dava sossego, está redondinha e creio que até o final do mês dará cria. Alguém quer um lindo gatinho vira-latas?


Sempre colho morangos, doces e suculentos, mas o que é melhor, totalmente orgãnicos, assim como todas as ervas e verduras que tenho em minha pequenina horta.


Aqui dá para ver o tipo de adubo que utilizo, restos de verduras, frutas e legumes, cascas de ovos e também esterco dos coelhinhos sobre os quais falarei em outra oportunidade.


As plantas crescem sadias e fortes

Mini-rosa e cavalinha




Couve-manteiga, cebolinha e tanchagem (nominho estranho de falar), mas um remédio que não pode faltar em casa. Tanchagem é indicada para males do estõmago e pode ser consumida na forma de salada e suco fresco. Para combater afta e gengivite, basta mastigar uma folha fresca várias vezes ao dia.




Arnica

Melancia, como são só 4 metros quadrados de terra, deixamos apenas uma fruta. Vamos ver no que vai dar.



Alecrim e Lírio de São José. Este alecrim não me dá dores de cabeça, sempre bonito e perfumado. A prof.ª Ioshiko me enviou o seguinte e-mail que transcrevo na íntegra:
" Senhora Nobukuni:
Bom dia.
Sempre mandando coisas boas. Grato.
Eu aprendi usar o carvão do Alecrim orientado pela minha guru espiritual. É bom para tumor de intestino.
Colho o alecrim, o pé inteiro, especialmente os galhos e tronco, seco ao sol e quando bem seco pico em pedacinhos, coloco em um alguidar (cerâmica) e ponho fogo com um palito de fósforo, vou virando e abanando para ir queimando e quando fica tudo vermelho abafo e espero esfriar. Vira carvão. Depois trituro bem (Gráu e pistilo) e passo em peneirinha bem fina. Vira um pó preto bem fino. Tomar uma colher rasa de sopa em copo dagua morno de manhã em jejum e ficar uma hora sem comer. Usei muito. Foi bom. Agora estou bem e não estou usando mais. Minha mulher no momento está usando para colite e diverticulite.
Grato
Rossetto"

Salsão

Peréskia (ora pro nobis)

Tem algum bichinho comendo minha hortelã, se continuar comendo pouquinho, vou deixar mas se aumentar vou dar combate. provavelmente é alguma lesma ou caramujo. Uma boa forma de caçá-los é com pedaços de abóbora ou melão, cortados em metades com casca e colocados de boca para baixo durante a noite, pela manhã, basta recolher os bichinhos e eliminá-los com sal (dá dó, mas fazer o quê?).

A couve está sadia, nem uma lagartinha.

A macela canforada está indo bem apesar de estar no meio da arnica.

A jardineira com várias ervas (orégano, estragão e tomilho) está bem viçosa e demanda poucos cuidados, uma boa drenagem, terra de boa qualidade e com adubação orgãnica e rega constante, garantem o viço das plantas. Um aroma que perfuma a casa.

6 comentários:

Carol Fernandes disse...

Olá, bom dia! Faz pouco tempo que entreicomo seguidora do seu blog, mas estou apaixonada por ele, pois plantas são a minha paixão! Amo cozinhar e de preferência colher os temperinhos fresqinhos na hora, estou começando uma hortinha em vasos pois não tenho terra na minha casa, tudo meu é plantado em vasos. Vou aproveitar as suas dicas e adaptá-las.
Obrigada e parabéns pelo seu blog.
Quando quiser alguma receitinha vá no meu blog, ok? rsrsrs
Um lindo dia e um ótimo final de semana.
Beijos....

Gratissima disse...

Márcia... será um luxoooo você ter uma melancia no seu quintal... Que legal!!!

Suas plantinhas estão lindas mesmo... bem viçosas, né?

Vou plantar minhas mudinhas nos vasos definitivos, fotografar e depois te enviar, ok?

Meus tomatinhos cereja deram 26 mudinhas, que estão com uns 3 cm de altura... Algumas estão ficando meio amareladas... preciso mudar pros vasos urgente... (será que tô regando demais? fico com dó e molho todas as noites, pois a terra fica seca com o calor que tem feito aqui...)

bjo e fiquem com Deus... vc, marido, filhos, netinhos e lady Catu, claro...

Tânia disse...

Ô menina.....vc bem que podia ser minha vizinha, né? Ia adorar "emprestar" umas folhinhas para o almoço, conhecer outras tantas, fazer um cafuné na Lady Catú (não obrigada, não posso ter gatinhos) e acompanhar aquela melancia filhote se desenvolver!
Que mãos de fada tens!
Parabéns de novo, viu?
Beijão

Alcione Sousa disse...

Oi Marcia
è sempre muito bom entrar no seu Blog,pois tem muita coisa boa para se aprender Deus te abençoe
Muita Paz
Alcione

Mone disse...

Oi ,

Gostaria de saber para que serve macela canfora???

Obrigada e aguardo noticias.
monesilvafs@hotmail.com

mensagem missionária disse...

Que prazer eu sinto quando entro no seu site é muito legal, afinal quem não ama as plantas nós fazemos parte da natureza. Obrigada por compartilhar conosco o que sabe e por permitir que saibamos mais sobre as ervas e etc um grande abraço.

Related Posts with Thumbnails