Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

CAMBUCÁ



Frutífera nativa do Brasil com frutos amarelos grandes produzidos diretamente no caule e galhos, semelhante à Jabuticaba. Uma das melhores frutas brasileiras para consumo ao natural.
Luz : Pleno sol
Clima : Tropical e Subtropical
Solos : Vários tipos de solos.
Origem : Brasil
Você conhece essa árvore?

Visitei o blog do Projeto Cambucá e extraí o texto abaixo para apresentar a vocês esta frutinha brasileira mais gostosa até do que a própria jabuticaba, mas tão pouco conhecida e ainda correndo sério risco de extinção. Conheço cambucá desde menina, Na Fazenda Ermida tinha um pé enorme no pomar, eu gostava mais da época do cambucá do que da jabuticaba ou da pitanga, que adoro. Neste final de ano ao passar pelo sítio de meu avô vi um pé, que por sinal está enorme e meu pai me deu uma mudinha que ele fez. É esta na caixinha de leite ( Seu Negreiros também recicla...kkkk), mais um habitante para a minha pequena floresta de apartamento, vou mantê-la como bonsai, até o dia em que resolva me estabelecer. Enquanto isso, ela vai percorrer o Brasil, junto com a gente.



Já comeu o seu fruto?

Por aqui se fala tanto em cambucá, mas muita gente não conhece nem árvore, nem fruto. É uma pena... Mas vamos mudar essa situação e tornar o cambucá mais conhecido e mais plantado.

O cambucá, ou cambucazeiro, é identificado cientificamente pelo nome Plinia edulis; é da família Myrtaceae, como a jabuticaba, a pitanga, o araçá... Ou seja, é de uma família de fruta boa!



O cambucá é um árvore nativa de Mata Atlântica, e é muito "caprichosa": "é rara e pode ser encontrada em várzeas aluviais e início de encostas úmidas, quase que exclusivamente no interior de mata primária densa, sua produção de semente é irregular e pequena ( Lorenzi, Harri, Árvores Brasileiras)".

Com a redução da área ocupada pela Mata Atlântica e pelo seu sofrimento constante em função das ações do homem, não é de se admirar que o cambucá se torne cada vez mais raro.

Muitas pessoas têm o cambucá plantado em seus quintais, sítios e fazendas. Ela é um bela árvore e sua copa tem o formato piramidal. É uma árvore muito semelhante à jabuticabeira e cresce lentamente como ela. Mas vale esperar por seu crescimento. Seus frutos são saborosos (mais do que jabuticaba, se é que isso é possível!) e atraem muitos pássaros.



Normalmente a floração ocorre a partir do final de outubro e prolonga-se até dezembro. Os frutos amadurecem de dezembro a janeiro. (Mas como o clima está "louco", neste ano deu frutos também em maio, junho e julho. A foto desta postagem foi tirada em junho deste ano).(A foto em questão, não está aqui e sim no blog, esta foto foi tirada por Anestor Mezzomo)


Deu vontade de comer cambucá?

Plante um, dois, vários, muitos! Você não vai se arrepender e seus filhos e netos vão lhe agradecer! E nós também!
Postado por Projeto Cambucás às 18:59

Fontes
Textos:http://projetocambucas.blogspot.com/
Fotos: a muda na caixinha de leite é minha as outra foram gentilmente cedidas por Anestor Mezzomo. A ele o meu muito obrigada e a a minha admiração por seu trabalho. Ainda vou falar sobre o Anestor e o belo trabalho que ele realiza disponibilizando um acervo incrível com frutas e plantas brasileiras, sejam raras ou corriqueiras.

10 comentários:

Unknown disse...

Marcia amiga me deu, me deu sim vontade de comer cambucá! Toni tá aqui dizendo que conhece, mas acha que é por outro nome! Que pena essa frutinha tão gostosa e bonita estar ameaçada amiga! No seu blog eu venho e sempre aprendo alguma coisa! Adorei o Cambucá e tb a árvore linda e frondosa que ele é!
Beijos amiga!

Unknown disse...

Que coisa mais linda, eu não conhecia esta fruta, e já me deu vontade de plantar, experimentar, é isso amiga é a natureza nos presenteando novamente.
Beijos!

maria disse...

Olá sou portuguesa e moro na Beira Alta em Portugal uma zona muito fria onde cai neve.Plantei uma goiabeira e 2 pitangueiras este ano que espero dêem fruto apesar do clima pois na zona de Lisboa dão-se muito bem.
Será que no interior ou seja Beira Altas também consigo plantar uma cambucá? Gostaria de tentar pois sou grande apreciadora de frutos tropicais( uma vez que cresci num desses países)como posso obter um pé e tentar que se adapte ao meu clima. Agradeço me informem e se me podem enviar semente ou outro método para que possa experimentar. Os meus agradecimentos Carmo Amaral

Márcia Regina disse...

Olá Maria

Creio que sua experiência com frutas tropicais e sub-tropicais em clima frio será bem sucedida. O Brasil é um país de grandes proporções e aqui existem diferentes climas e estas frutas pelo que eu tenho observado se adaptam bem a qualquer clima, visto que já a encontrei em quase todo lugar que já andei neste país. Infelizmente o cambucá é uma planta ameaçada de extinção e muito difícil de conseguir mudas ou sementes. Entretanto tem um site especializado em plantas exóticas onde é possível conseguir quase todo tipo de planta. Entre em contato com eles que talvez possam te ajudar, o endereço é: http://www.tabutinssementes.com.br

Lú Ferreira disse...

Nossa que legal.
Minha mãe fala muito desta fruta que qd criança ela comia muito...
Com certeza qd tiver uma chácara vou querer plantar um pé de cambucá,em homenagem a minha querida mãe.
Bjos á tdos vcs...

Gubertt disse...

Conheci esta planta a dois dias onde ganhei duas frutinhas. Plantei os caroços para tirar uma muda, plantei em vaso com pouca terra por cima. Gostaria de saber se terei sucesso, ou qual o procedimento a ser tomado. Moro em Santa Catarina onde conheci a arvore e me encantei. Meu e-mail gubertt@gmail.com

Elizandra Aparecida Nóbrega disse...

Muito legal este post ,eu tenho um pé de Cambucá no meu Sitio que foi meus bisavós que plantaram ,deve ter mais ou menos uns 150 anos ou mais

Unknown disse...

Tenho um pé de cambucá que foi plantado pelo meu pai, muitas pessoas tentam plantar as sementes mas não obteem sucesso.Meu pé de cambucá fica em são francisco do Glória MG. A fruta é realmente maravilhosa!

Unknown disse...

Bom dia todos,
Experimentei esta fruta no início de 2011 num lugar muito especial, no Museu Imperial de Petrópolis. Lá há pelo menos sete cambucazeiros e no mês de fevereiro cinco estavam repletos de frutas maduras. Semana passada dia 16/04/2011 consigue uma pequena muda com o Seu Tião, um dos funcionários que trabalham na conservação do jardim. Agora me resta aguardar alguns anos para ter essas deliciosas frutas aqui em casa.
Parabéns pelo blog.
Abraços e Beijos.
Reinaldo
reihammes@gmail.com

Unknown disse...

Conheci o Cambucá no sitio de meu avô no sul de Minas Gerais ele tinha apenas um pé plantado foi o unico que ví até hoje,o sitio foi vendido e a informação que tenho hoje e de que assim como esta fruta e outras como as mexiricas,jabuticabas,pêra,caqui foram cortadas pelo atual proprietário e uma pena mas infelizmente esta e a realidade.Geraldo Costa,cidade de Santo André ABC paulista.

Related Posts with Thumbnails