Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

terça-feira, 10 de março de 2009

açafrão - curcuma longa



Ganhei algumas raízes de curcuma longa (açafrão da terra), isto prova que você pode plantar o que quiser em qualquer lugar, olhem como estão lindas. Pesquisei na net e encontrei algumas informações sobre esta importante raíz.



Açafrão da terra - curcuma longa



Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Subclasse: Zingiberidae

Ordem: Zingiberales

Família: Zingiberaceae

Género: Curcuma

Espécie: C. longa

Nome binomial: Curcuma longa Linnaeus

O açafrão-da-terra, conhecido também como curcuma, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea é originária da Índia e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores. É uma especiaria extraída da Curcuma longa, uma planta da família do gengibre (Zingiberaceae), nativa da Ásia (Índia e Indonésia). É o principal componente do tempero do caril (prato culinário) à indiana (ou curry). Sua característica principal é como digestivo e ativador da função hepática.

Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

Propriedades

É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.

Usos na culinária

Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.





Fontes

texto: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagens: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos: Anestor Mezzomo

17 comentários:

Glauco disse...

Gostaria de saber aonde encontro mudas de curcuma.
Agradeço a sua atenção.

Glauco Ninomiya

email: glauconinomiya@yahoo.com.br

Tânia disse...

Que lindo, eu nunca tinha visto assim, "na planta"....

Light_Angel disse...

Será que há disto em Portugal??

Unknown disse...

Gostaria de obter mudas de cúrcuma pa poder plantá-la tb. Alguém pode me indicar onde as consigo?
grato
rodrigo

Márcia Regina disse...

Eu tenho algumas raízes que posso disponibilizar. Isto para você ter em casa. Para grandes quantidades eu sugiro que entre em contato com a EMBRAPA ou EMATER de sua região. Deixe um e-mail para contato que buscarei maiores informações.

Nanda_FGM disse...

Oi vi seu blog e achei LINDO!

Gostaria de saber onde posso ter mudas desse açafrão da india e pra plantar em casa mesmo...

Moro em SP, tenho 24 e to começando minha hortinha em casa com foco em produtos funcionais.

Vc pode me vender umas mudinhas suas e me dar umas dicas de plantio? Se tiver ele in natura quero tbm, pois sou tecnica de processamentos de alimentos e quero fazer uns testes com ele já (até planta e esperar crescer vou ter q esperar um pocadinhu né?...rs)

Vc pode me ajudar?

Obrigada!

Camila Mariah disse...

Olá Márcia, tudo bom?
Meu nome é Camila e adoro ervas, temperos... sou eng. ambiental meu noivo é eng. florestal. Não vejo a hora de ter minha casa e poder plantar tudo o que eu gosto!
Minha mãe ganhou algum açafrão, a raiz no caso né... teria como eu plantar, como você mesma disse, da raiz você plantou.
O que tenho que fazer, é só pegar uma parte e plantar? Só isso?


Obrigada, e espero manter contato!
Abços.
Camila Pescador

Márcia Regina disse...

Camila, como te disse por e-mail, é possível obter mudas da curcuma ou açafrão da terra, através das raízes. basta plantá-las, terra com adubo orgãnico, sem segredo algum, a colheita é um ano após o plantio, quando as folhas murcham e secam.

Unknown disse...

Ola!!! fiquei tão feliz em encontrar esse blog, estou na Tailândia estudando massagem, pois sou Terapeuta corporal e estou estudando uma massagem com ervas (9ervas) e vou utilizar a curcuma (tumeric), gostaria de saber como posso conseguir uma raiz para plantar em casa, obrigada, Mari Catija (Tailândia)

Anônimo disse...

Ola Marcia, seu blog ta blz.
Gostaria de obter mudas de cúrcuma tambem. Como eu consigo?
grato

Miguel.
mbccoutinho@gmail.com

Carlos disse...

Gostaria de obter mudas de cúrcuma para poder plantá-la em casa, na minha hortinha, Alguém pode me indicar onde as consigo? sou de SP, Capital.
grato
Carlos

Unknown disse...

gostaria de saber onde encontra as plantas para colocar numa horta num jardim, pois trabalho justamente em um restaurante chamado AÇAFRAO DA TERRA
contato@ojequitiba.com.br

ira disse...

MUITO BEM MARCIA REGINA,ASSIM DEVERIAM SER DIVULGADAS AS BOAS NOTICIAS.
POUCAS VEZES VI ALGUEM FALAR SOBRE A CURCUMA,E VEJA BEM,É UMA PLANTA MILENAR MUITO CULTIVADA NA ÁSIA.
INFELISMENTE O OCIDENTE PREFERE AS FAMOSAS CÁPSULAS OU COMPRIMIDOS MANUFATURADOS DOS GRANDES LABORATORIOS,O QUE É UMA LÁSTIMA,MAS,ENFIM,É PRECISO SOFRER PARA APRENDER.

Eliel LiGEA disse...

Oi, conheça a Horta Pronta Online, a Hortinha que já vem pronta, divulgue também a novidade!

http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/

Grato, Eliel.

douglinhas disse...

Ei gostaria de saber aonde encontro essas mudas para plantar estou enteresado em plantar bastante.qual o rendimento por equitares?
Agradeço a resposta Douglas lopes.

didi disse...

tenho um canteirinho nos fundos de casa e joguei algumas raízes de açafrão e tenho açafrao em abundancia, sempre colho e gostaria de saber se posso fazer cha dessa raiz e se traz benecio ao fígado, pois tenho cirrose, alguem pode me responder, obrigada

didi disse...

plantei umas raizes no meu quintal em pequeno canteiro e nasceu um montao de açafrão, gostaria de saber se faz bem ao figado pra quem tem cirrose hepatica, alguem sabe algo sobre isso. obrigada bom dia pra todos.

Related Posts with Thumbnails