sexta-feira, 3 de abril de 2009

LARANJA, SANTO E BENDITO POMO DOURADO

Quando um alimento ou remédio é muito bom, costuma-se dizer que cura até praga de sogra (tadinha da gente) e isto é o que se pode dizer da laranja. Luiz da Câmara Cascudo já ensinava isto quando escreveu sua receita tradicional de feijoada completa:

Coloque o feijão para cozinhar, junto com as folhas de louro e duas laranjas, com casca, cortadas em metades. Quando começar a ferver acrescente as carnes na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha.

Cascudo sabia das coisas. A laranja absorve as gorduras de qualquer alimento cozido junto com ela. Mas se tudo isso não bastasse, confira as propriedades da laranja nestes artigos que transcrevo na íntegra.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Citrus
Espécie: C. x sinensis

Delícia refrescante e nutritiva

A laranja é uma fruta muito popular, refrescante e nutritiva. Suas variedades mais comuns são: laranja-bahia, laranja-pêra, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e laranja-da-terra.

Na culinária, é amplamente usada para fazer diversas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras.

DICA Na hora de comprá-las, dê preferência às mais pesadas pois, normalmente, são as que contêm mais suco.

VALOR CALÓRICO 100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

PROPRIEDADES

  • A laranja pode ser consumida ao natural ou transformada em compotas, geléia, bebidas e licores.
  • Quando fresco, o suco de laranja possui alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos, flavonóides e açúcares, sendo muito eficaz no combate de resfriados e da fragilidade capilar.
  • A flor possui propriedades calmantes e a folha propriedades excitantes.
  • A casca também possui varias propriedades medicinais, sendo indicada como tônico e digestivo.

CONTRA CÂNCER E COLESTEROL Recentemente, a Universidade de Ontário Ocidental comprovou, em um estudo realizado com cobaias, que os flavonóides cítricos têm capacidade de inibir a proliferação das células de câncer de mama humano.

Outro estudo mostrou que três copos de suco de laranja por dia podem ser um aliado poderoso contra os altos níveis de colesterol prejudicial à saúde (LDL).

Testes realizados com 25 homens e mulheres comprovaram que os níveis de bom colesterol (HDL) haviam aumentado em 21% e a relação LDL/HDL reduziu em 16%, após o consumo do suco por quatro semanas.

Laranja, alimento e remédio

Propriedades nutricionais: Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Propriedades medicinais: Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.A infusão das flores de laranja é utilizada como antiespamódica e calmante. A infusão do fruto maduro, tomada fria, reduz a febre. Previne gripe e resfriado.

Alternativas naturais: CONTRA INSÔNIA: coloque 1 colher (de sopa) de flor de laranja em 1 xícara (de chá) de água quente por 10 minutos. Coe e tome ao deitar-se.

COMO APERITIVO: macere, por 15 dias, 20 g de casca de laranja e ½ noz-moscada em pó em 250 ml de álcool a 70º. Coe e junte 1 litro de água destilada e 3 colheres (de sopa) de mel. Misture bem e guarde em vidro tampado. Tome uma colher (de sopa) antes das principais refeições





Conheça as verdadeiras propriedades da laranja

Em comparação à maçã, a laranja tem 10 vezes mais vitamina A e nove vezes mais a vitamina C


Vitamina C/// fortalece a mucosa e auxilia o trabalho das células de defesa do organismo, por isso diz-se popularmente que combate a gripe. Como aumenta o metabolismo e inibe a produção de melanina, é indicado para quem quer ter a pele bonita e saudável.

Vitamina A/// evita o ressecamento da pele e da mucosa. A sua falta afeta a visão noturna.

Vitamina E/// aumenta a circulação sanguínea, sendo indicado para quem sofre com o frio. A sua falta causa diminuição dos reflexos e da sensibilidade.

Ácido cítrico/// é essencial na decomposição do ácido láctico, que causa o cansaço. Auxilia na absorção dos nutrientes e cálcio. Alimentos ricos em ácido cítrico ajudam a abrir o apetite.

Potássio/// essencial para manter equilibrada a quantidade de sal no organismo, auxilia no combate à pressão alta.

Fibras/// presente na forma de pectina, na parte branca da casca. As fibras ajudam na digestão, combatendo o intestino preso. Atrasa a absorção de açúcar pelo organismo e auxilia na manutenção da pressão.


*A tabela-padrão da Composição de Alimentos no Japão (5ª edição, revisada e ampliada), é publicada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia


Comer uma laranja por dia pode impedir a manifestação de certos tipos de câncer, de acordo com um novo estudo australiano.

O grupo do governo Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica (CSIRO, na sigla em inglês) descobriu que consumir frutas cítricas pode reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50%. Uma porção extra de frutas cítricas por dia - além das cinco porções de frutas e vegetais recomendadas por dia - pode também reduzir o risco de um derrame em 19%. "As frutas cítricas protegem o corpo por suas propriedades antioxidantes e por fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de tumores e normalizar as células tumorosas", disse em um relatório Katrine Baghurst, pesquisadora da CSIRO. O estudo australiano, baseado em outras 48 pesquisas internacionais sobre os benefícios das frutas cítricas à saúde, também descobriu "indícios convincentes" de que esses alimentos podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabete. Segundo Baghurst, a laranja é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides, que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibe a formação de coágulos no sangue.



Tokyo - Yoko Fujino/IPCJAPA
http://www.exactaexpress.com.br/laranja.htm
http://www.suapesquisa.com/frutas/laranja.htm

5 comentários:

Nana disse...

Adorei!!!!
Adorei tudo, mas tudo mesmo e que gatinho mais lindo flor.
Obrigada por visitar o manga, estarei te seguindo viu.
bjsss

maria rosa disse...

Gracias Marcia, impresionante la información recibida, algo sabia pero.... no tanto.
Una preguntita, en cuanto a que absorve la grasa, tengo leido que es así tambien con el limón. verdad?.
Estoy aprendiendo muchisimo con tus informaciones.
gracias y un beso desde Barcelona

maria rosa disse...

Gracias Marcia, eres un cielo, siempre tan gentil.
Sabes una cosa?, tengo casi convencida a mi hija Laura para ir en mayo a ver los jardines de Giverny.................:)ya veremos.
un abrazo inmenso.

Nosalai disse...

Adoro laranja!! Tu sabe provocar! Maravilha essas dicas e todo isso que vc colocou aqui sobre a laranja! Pena ser tão calórica! E se eu não posso beber eu posso cantar ...Laranja madura na beira da estrada ou tá podre Zé ou tem marinbondo no pé! Hehehe
Beijos

Ricardo disse...

Muito bem explicado, também a parte amarela da casca tem propriedades concentradas as quais lutam contra o cancro também.. gostei de ler.. jinhos xxx

Related Posts with Thumbnails