terça-feira, 27 de outubro de 2009

TANCHAGEM - (Plantago spp)


Eu não sei de onde vieram estas sementes, mas quando vi as pequenas mudas de tanchagem fiquei muito feliz, pois fazia tempo que não encontrava esta planta. Nasceram em todos os vasos e no canteiro, não perco mais este espécime, é muito valioso. Veja só o que diz o site DICAS DE JARDINAGEM sobre a tanchagem.

Nome popular: TANCHAGEM
Nome científico: Plantago spp.
Propriedades terapêuticas: Expectorante, antidiarréica, cicatrizante, adstringente, emoliente, depurativa, laxativa.

Indicações terapêuticas: Inflamações bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias urinárias.

As folhas da tanchagem são comestíveis e ligeiramente aromáticas. As sementes encerram 10% de um óleo denso, amarelo e de sabor agradável, lembrando o da nogueira, também utilizado na alimentação. Para uso terapêutico a planta deve ser coletada depois de bem desenvolvida, em meados do verão, seca a sombra e em local arejado.

Indicações:

Expectorante, antidiarréico (folha), cicatrizante, adstringente, emoliente e depurativo. Usada no tratamento das inflamações bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias urinárias. As sementes são laxativas.

Propriedades medicinais:

A tanchagem detém qualidades adstringentes, depurativas, cicatrizantes, expectorantes e hemostáticas, administrando-se, por via oral, nos casos de ardor do estômago, afecções respiratórias, diarréia, desinteira e inflamações crônicas dos rins.

Gagarejos: recomenda-se para afecções da boca e da garganta, gengivites e parotidite.



Preparo e dosagem indicada:

Infusão: 1 xíc. de cafezinho de folhas frescas picadas em 1/2 litro de água, tomar 1 xíc. de chá a cada 6 horas para infecções bucofaringeanas e 1 xíc. a cada 8 horas para problemas gastrintestinais.

Gargarejo: acrescentar à infusão 1 colher de sopa de sal comum, gargarejar 3 vezes ao dia.

Infusão: utilizar 1 colher (sopa) de sementes em 1 copo de água fervente. Deixar uma noite em maceração. No dia seguinte, em jejum, tomar o copo (laxante suave).

Cataplasma: colocar as folhas frescas amassadas sobre feridas para favorecer a cicatrização.

Vale dizer que a tanchagem também pode ser consumida na forma de saladas ou refogada, também pode ser associada a outras verduras e ervas.

Fotos: PLANTAR & CULTIVAR
Texto: Site DICAS DE JARDINAGEM
.

2 comentários:

Tânia Saj disse...

Que pena que mesmo uma plantinha nativa que poderia ser usada como remédio, aqui temos que tomar cuidado, pois nunca sabemos quantos cães passaram antes por cima....
Adorei o post.
Estou pensando em fazer um manualzinho e recolher quando for pros interiores....
Beijião querida!

eulalia Daura disse...

Eu moro em ampo grande no Rio de Janeiro, aqui em todo lugar tem , ainda mais em quintal úmido.beijos!

Related Posts with Thumbnails