Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MARULA OU AMARULA (Sclerocarya birrea)



A Marula (Sclerocarya birrea) (skleros dura, karya noz - referência ao miolo dentro da casca) é uma árvore de tamanho mediano, originária do bioma das savanas da África do Sul e da região da África oriental, caracteriza-se por um tronco único acizentado e uma copa de folhas verdes, podendo atingir cerca de 10 metros de altura em baixas altitudes e pradarias abertas, típicas da savana. A planta é dióica (possui flores masculinas e flores femininas separadas), perene e sua flores são pequenas, de cor vermelha, emitidas no início da primavera. Por serem dióicas, para que ocorra a frutificação, há necessidade do plantio de plantas femininas e masculinas no mesmo pomar. Os frutos podem ser ovóides ou globosos, e contém polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente, bastante conhecida pelo seu uso no licor da marca Amarula®, produzido através da fermentação de seu suco. A distribuição das espécies através da África seguiram a migração do povo Bantu, por ter sido um importante item da sua dieta desde os primórdios.
Nomes comuns: Maroela (Afrikaans), Boran (Quênia) - didissa ; Inglês - jelly plum, cat thorn, morula, cider tree, marula, maroola nut/plum (noz de marula ou ameixa de marula); Hausa - dania; Kamba (Quênia) - muua; Kwangali - ufuongo; Lovedu - marula; Maasai (Quênia) - ol-mangwai; Meru (Quênia) - mura; Ndebele - iganu, ikanyi, umganu, umkano; Pedi fruta - lerula, marula; Pedi árvore - morula, merula; Pokot (Quênia) - oruluo; Português (Moçambique) - canhoeiro; Ronga (Moçambique) - ncanhi; Sebei (Quênia) - katetalum; Shangaan - nkanyi, inkanyi; Shona - mutsomo, mukwakwa, mushomo, muganu, mupfura; Shona fruta - pfura; Shona árvore - mufura, mafuna, marula; Swahili, Diga (Kenya) - mngongo; Swati - umganu; Swazi - umganu; Tonga - tsua, tsula, umganu; Tswana - morula; Tugen (Quênia) - tololokwo; Zulu fruta- amaganu, semente - umganu, árvore - umganu.
Relacionamentos: pertence a mesma família Anacardiaceae da manga, da castanha de caju e do pistache.



Usos

O núcleo da semente é rico em proteína e gordura, com um sabor de nozes, constitui uma boa fonte de alimentação se consumida diretamente.
As frutas são comumente comidas frescas ou preparadas em sucos, geléias e licores - sendo entre estes o mais conhecido o da marca Amarula® (alcoólico).
O óleo de marula feito a partir do núcleo da semente, é usado na África como protetor antioxidante da pele.
Pode ser usado na fabricação de combustível etanol.
A casca da árvore pode ser usada no tratamento e na profilaxia da malária.
O chá das folhas da marula podem ser usados no tratamento de má-digestão.
A fruta da marula é também fonte de alimentação de vários animais na África meridional, por exemplo: elefantes, javalis e macacos.



No Brasil encontramos o autentico licor de marula a um preço um pouco salgado, mas vale a pena. Seu sabor é delicado e delicioso. Mas como brasileiro sempre dá um "jeitinho" experimente fazer o seu licor "tipo amarula", não digo que seja identico, mas fica muito bom, veja receita no RECEITAS DA DONA CIDA

FONTES DE PESQUISA
TEXTO: WIKIPEDIA
FOTO: WWW.MELHORAMIGA.COM.BR

4 comentários:

Alcione Sousa disse...

Minha jovem aonde você descobre tanta coisa interessante?
Parabens

Anônimo disse...

Como consigo as sementes? E o preço?

Márcia Regina disse...

Oi Gabriele, como a marula é uma planta africana, eu ignoro completamente onde encontrar sementes da fruta. Peço desculpas, inclusive, pelo tempo que demorei em responder sua pergunta.

Márcia Regina disse...

Oi Alcione, obrigada pela gentileza, a resposta é "FUTRICANDO"....KKKK...leio muito e chereto em tudo o que há, afinal o espírito humano é curioso, se não o homem não teria ido a Lua, não é mesmo?

Related Posts with Thumbnails