Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SOBE NÚMERO DE CIDADES COM RISCO DE DENGUE EM 2010


Esta manchete (bem pequena para a seriedade da questão) saiu no Jornal a Folha de São Paulo ontem no caderno Cotidiano - C4.
O governo errou feio em sua previsão para o número de cidades com risco de surto da dengue para o ano que vem. Em um levantamento divulgado na terça-feira pelo Ministério da Saúde foram encontradas larvas do Aedes aegypti em 112 municípios contra 76 em 2008, um aumento de cerca de 47%. Os números são alarmantes, vejamos:


* O avanço da doença disparou nos últimos 20 anos;

* Só no ano passado foram 477 vítimas fatais;

* Os 112 municípios mencionados englobam 51,1 milhões de pessoas, contra as 32,2 milhões do levantamento de 2008;

* A amostra analisada este ano (157 cidades) foi quase a mesma de 2008;

* 10 cidades estão sob alerta vermelho: Camaçari, Ilhéus e itabuna (BA), Gov. Valadares e ipatinga (MG), Barretos e Pres. Prudente (SP), Mossoró (RN), Palmas (TO), Cáceres (MT), segundo o Ministério, o risco de surto é grave;

*As outras estão sob alerta, entre elas as capitais: B. Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. São Paulo ainda não finalizou os estudos;

Para o Ministro Temporão é questão de clima, já o epidemiologista José Ricardo Pio Marins (UNB) o que os estudos mostram é que o governo não tem feito a lição de casa, pois o que acontece é uma falha enorme no controle do vetor:
"Se as condições ambientais favorecem a proliferação do mosquito, as regiões que têm dengue, sabem disso e têm que fazer campanhas e ser mais incisivas no controle."




O 'óbvio ululante' é que as deficiências na estrutura urbana e a falta de cuidado da população com a água parada são os motivos principais. Eu, você, nossas famílias, amigos e vizinhos é que precisamos nos mobilizar e dar um basta nisso tudo. Pequenos cuidados, higiene, limpeza urbana, tudo isso NÓS podemos fazer. Para que ficar esperando medidas de um governo que está preocupado com a energia nuclear do Irã, nós é que seremos vítimas. Só quem já foi vítima ou teve alguém querido acometido deste mal é que sabe do que falo. Tenho plantas em meu quintal, tenho bichinhos de estimação, nunca encontraram o vetor em minha casa, sinal de que faço a minha parte e não faço nada mais do que a minha obrigação, mas como saber se o meu vizinho faz? Mobilize sua rua, seu bairro. Todos sabem muito bem o que fazer, basta fazer!

Precisamos tomar atitudes, atitudes como as de Ioshiko Nobukuni, transcrevo a seguir o e-mail que recebi dela tempos atrás. Ioshiko é bancária aposentada e sobrevivente da dengue hemorrágica, leiam o seu depoimento:

"A TVTEM só passou uma rápida entrevista,quase nada do q. faço, mas teve repercussão positiva. Muitas pessoas falaram comigo. Agora, quando peço algo a respeito, sou prontamente atendida. Só para citar um fato: a m. secretária me relatou q.perto da casa dela, um borracheiro clandestino jogou dois pneus velhos num matagal q. pertence à prefeitura. Ligamos p. os responsáveis, falando dos pneus e do mato. Imediatamente, recolheram os pneus, e quanto ao mato, foram conversar c. a m. secretária,q. irão tomar as providências. Estamos de olho, passados alguns dias, se o mato continuar, vamos voltar à cobrança! Ah, e elogiei o encarregado de Combate à Dengue, os agentes estão ensinando a colocar detergente de cozinha na água, acho q. agora vai dar certo, mas o pessoal tem q. publicar isso em toda a mídia, aproveitar q. passaram no JH, para animar o povo q. anda tão apático, dizer em Alto e Bom Som, q. lutem, q. agora vai dar certo, todos tem q. colocar “Mãos à Obra”, e tb. usar o repelente de cravo, foi o melhor q. já pesquisei, basta uma gota e o mosquito foge do cômodo.Tem grande poder de repelência, os pescadores que o digam. Também, tem uma pessoa q. aprecio sua atitude: aqui na cidade tem um pessoal acomodado, eles compram lotes e deixam “valorizando”, sem investir nada, cheio de mato. Uma sra, ela é casada com um bombeiro, abordou um desses “folgados”, o chamou de “aqueles nomes”, q. se não limpar o lote, vai denunciá-lo,falou com um rapaz desempregado,q.faz “bicos”. Agora,se deixar lote sujo, vai ser denunciado.Assim são os cidadãos brasileiros (alguns)."
nobukunister@gmail.com

Um comentário:

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

Related Posts with Thumbnails