Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

MUDAS DE AÇAFRÃO DA TERRA (CURCUMA LONGA)



Devido a enorme procura por mudas de curcuma longa quero avisar que no momento não disponho de mais rizomas, bem por que a época da colheita será em meados do ano que vem. Aviso também que a quantidade de rizomas que poderei disponibilizar só será viável para hortas caseiras e consumo próprio. Como podem ver pela foto é possível ter açafrão em casa mesmo dispondo de pouco espaço. Neste tamborzinho de 18 litros eu plantei 5 rizomas e quando fui colher ele estava super lotado, neste ano plantei apenas dois rizomas e a colheita foi praticamente a mesma. Quem estiver interessado envie um e-mail para contato para marciarnegreiros@gmail.com

5 comentários:

Nina disse...

Mãe eu vejo esse açafrão e me lembro de Mara rosa e Amaralina-GO
quando era epoca da colheita algumas ruas ficavam cobertas de açafrão pra secar um cheirinho delicioso....
Que saudade!!!!
Maravilhosa máteria Adorei!!!!!!
Bjos!!!!!!!

Tânia disse...

Amiga...tenho uma dúvida....depois da colheita como se prepara o rizoma? Seca-se? Usa ao natural?
Beijão

Márcia Regina disse...

Vou responder as duas de uma vez só. A Nina tem razão, os produtores colocam o açafrão para secar sobre oleados na rua mesmo, toda a cidade fica perfumada. Tânia, o açafrão se for colocado no sol in natura ele continuará a brotar, então existem duas opções, ou se aferventa as rizomas ou se for pequena quantidade, pode secar e torrar levemente no forno, o suficiente para que possa moer para transformar em pó, mas pode também ser utilizado in natura, amassado ou picado refogado junto com os outros ingredientes. Transformar o açafrão da terra (ou açafrão da índia) em pó é uma forma eficaz de conservação, não se perde suas propriedades e pode ser conservado por mais de um ano em vasilhame fechado.

Matheus Soares de Oliveira disse...

Como é feita essa secagem?

helaine disse...

Oi marcia,gostaria de saber se voce tem rizona de curcuma para me fornecer,moro em Ribeirão Preto e gostaria de plantar,
desde ja agradeço.Meu e-mail e
helainebolelli@ig.com.br.
Bjos

Related Posts with Thumbnails