Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

terça-feira, 30 de março de 2010

ENSISTEC - AGRICULTURA ORGÂNICA SUTENTÁVEL


Engº Agrônomo Luiz Geraldo na estufa de tomates na Faz. Malunga

Tomei conhecimento da Ensistec através de seu fundador o Engenheiro Agrônomo Luiz Geraldo de Carvalho Santos que já trabalha a 21 anos orientando e auxiliando o produtor rural do entorno de Brasília principalmente a fazenda Malunga, referência nacional em agricultura orgânica. Conheça um pouco do magnífico trabalho realizado pela equipe da Ensistec e visite o site. Lá você poderá saber como proceder para conseguir esta cartilha muito útil para quem gosta de plantar. Aqui se faz necessária uma correção, a Ensistec atua em todo território nacional. Segundo o próprio Luiz Geraldo, o trabalho desenvolvido pela Ensistec une os pequenos agricultores espalhados pelo país e desenvolve um intercâmbio entre pequenos, médios e grandes produtores. A agricultura orgânica ainda encontra grande resistência por boa parte dos produtores nacionais, um trabalho como o que a equipe de Luiz Geraldo desenvolve ajuda a desmistificar o conceito, afinal são séculos de práticas abusivas ao meio ambiente e que estão arraigadas na tecnologia empregada pelos agricultores. Lembro-me bem que quando eu estudava o que se lia nos livros de geografia era que o Brasil era um país retrógrado por não possuir uma agropecuária de alta tecnologia e isto era deixado bem claro que significava o uso em alta escala de defensivos agrícolas sob o pomposo nome de insumos. Tudo isso associado ao forte poderio das grandes industrias químicas multinacionais. Hoje, graças a um trabalho sério e competente como o do Engº Luiz Geraldo, o termo tecnologia deixou de ser sinônimo de prejuízo ambiental e ganhou um adendo, tecnologia sustentável. O planeta agradece.



Assessoria e Consultoria Técnica

Problemas de pragas, doenças, ou crescimento fraco ou inadequado, causam enorme prejuízos aos produtores, podemos visitar sua propriedade e auxiliá-lo na solução destes problemas, para obtenção de melhor qualidade, maior produtividade, redução de custos, ou melhorar sua posição no mercado, através de modernas técnicas de produção orgânica, como utilização.


Produção Orgânica

Orientamos o produtor para obtenção do selo de certificação de produção orgânica, desde o planejamento de sua produção, passando pela substituição de produtos proibidos por tecnologia orgânica de ponta, tanto para mercado interno, quanto para mercado externo.

Agricultura Sustentável

O mercado está cada vez mais exigente em relação à qualidade dos alimentos e à sua pureza, a maioria das técnicas que utilizamos para produção orgânica, podem ser utilizadas com sucesso para auxiliar na redução, ou eliminação de agroquímicos, permitindo que o produtor convencional dê um salto de qualidade na sua produção, atendendo melhor a seus clientes, de maneira a conquistar a adequação às exigências das grandes redes de supermercados, com ganho de eficiência, e aumento de rentabilidade. Já desenvolvemos este tipo de trabalho em grandes produtores de flores, hortaliças e frutas de mesa.

Criação Animal Orgânica

Implantação de sistemas de produção de ovos orgânicos, incluindo orientações para adequação à legislação de orgânicos e certificação por auditoria, construção do aviário - orientação, materiais, dimensões, iluminação interna, cercamento, poleiros, ninhos, cortinas, escolha do pasto, escolha e dimensionamento de equipamentos para arraçoamento e abastecimento de água, escolha da raça, manejo de temperatura para cada idade, manejo sanitário, manejo dos ovos, transporte dos ovos e auxilio à comercialização.

Implantação de sistemas de produção de carne de frango orgânico, incluindo orientações para adequação à legislação de orgânicos e certificação por auditoria, construção do aviário (orientação, materiais, dimensões, iluminação interna, cercamento, poleiros, ninhos, cortinas), escolha do pasto, escolha e dimensionamento de equipamentos para arraçoamento e abastecimento de água, escolha da raça, manejo de temperatura, manejo sanitário, inscrição no SIF e orgãos estaduais de defesa agropecuária, dimensionamento e orçamentanção de abatedouros, dimensionamento de câmaras frias, conservação da carne, transporte de carne.

Fontes: texto e imagens http://www.ensistec.com.br

2 comentários:

maria rosa-prem prabha disse...

Hola Márcia, hace mucho tiempo que no tenemos contacto, pero aquí estoy para decirte que como siempre muy interesante tus entrada y nos enseñan mucho... y también tengo que decirte que el Sr. Luiz Geraldo es muy atractivo... ja,ja,ja, hay que saber apreciar lo bonito.
un abrazo desde el Mediterráneo.

Anônimo disse...

Muito legal essa iniciativa....

Gostei do blog e estou seguindo.

Related Posts with Thumbnails