Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quinta-feira, 25 de março de 2010

AGRICULTURA ORGÂNICA NO CENÁRIO NACIONAL E MINHAS EXPERIÊNCIAS


A princípio limitada a feiras especializadas e a um círculo de entregas em domicílio, a venda de alimentos orgânicos ocupa mais espaço nas prateleiras dos supermercados do país. Enquanto o Carrefour prefere não citar números, o Pão de Açúcar e o Wall-Mart relatam um crescimento de 20% a 40% no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2008. Para crescer mais, os processadores querem garantia de que regras não vão mudar e governo finaliza normas para o campo.
(Agrofolha, caderno da Folha de S. Paulo, B 10)



Equanto isso eu vou me defendendo com minha pequena horta orgânica. Não vou negar que a mudança de cidade prejudicou minhas plantas, principalmente ervas como orégano, salsa, cebolinha, sentiram bastante, não sei se foi devido ao excesso de chuvas, mas o fato é que elas não se desenvolveram tanto quanto no ano passado no Rio de Janeiro. em compensação o alecrim, o manjericão, as flores e o açafrão da terra estão lindos e viçosos. Com destaque para o açafrão da terra que apesar de não estar em época de colheita, fui obrigada a colher metade pois não havia mais espaço no vaso para que se desenvolvesse.



Colhi o açafrão e piquei, como aprendi com os produtores de Mara Rosa do goiás, maior produtor nacional de açafrão curcuma (açafrão da terra), coloquei para secar.



Moi bem fininho. E pronto, sem custo alto eu produzi meu açafrão orgãnico, vocês não fazem idéia do aroma que ele exala.



TIRE SUAS DÚVIDAS

AGRICULTURA ORGÂNICA INVESTE NA BANDEIRA DA VIDA MAIS SAUDÁVEL

1- Quando se pode dizer que um alimento é orgânico?

É preciso que o produto contenha ao menos 95% de ingredientes de origem orgânica. Existe certificação para esses alimentos. Produtos com essa fiscalização recebem um selo das empresas certificadoras.

2- O produto orgânico é mais saudável?

Sim, por não ter residuos químicos de fertilizantes, pesticidas ou herbicidas.

3- O alimento orgânico tem mais nutrientes?

Em revisão de dezenas de estudos nos EUA, houve a conclusão de que os orgânicos têm, em média, mais micro-nutrientes, como sais minerais e vitaminas. Mas não é possível garantir que isso ocorra sempre. É possível que um alimento produzido na agricultura convencional tenha mais nutrientes dependendo da variedade e do local.

4- As verduras orgânicas são menores, mais feias e mais caras?

Por não receberem agrotóxicos as plantações podem ser mais atacadas por insetos e doenças. Os produtos têm tamanho e aspecto normal. Os convencionais que recebem aditivos ficam maiores. Quanto ao preço, é possível reduzi-lo quando se compra diretamente do agricultor.

5- A produção orgânica preserva o ambiente?

Sim, por não usar agrotóxicos e adubos químicos, que estão entre as maiores causas de contaminação da água. A agricultura orgânica preconiza a diversificação do uso da terra e rotação de lavouras, que evitam problemas provocados pela monocultura, como o risco à biodiversidade. Combatem-se as pragas com predadores naturais não sendo necessário recorrer a pesticidas. O cuidado com o solo também evita a erosão.

6- Para o produtor, a agricultura orgânica da mais lucro?

Como a maior parte dos ingredientes para a produção deve ser obtida na própria propriedade, o agricultor tende a ter menos gasto com insumos. O lucro maior vai depender de organizar a produção para garantir a oferta nas épocas desejadas.

7- A agricultura convencional tem produtividade maior que a orgãnica?

Pesquisas européias mostraram que as lavouras orgânicas podem apresentar rendimento por área, maior que o método convencional.

Fonte Texto : AGROFOLHA, caderno da Folha de S. Paulo, B10 - terça-feira, 12 de maio de 2009

2 comentários:

Alcione Sousa disse...

Oi Marcia
Gosto de ver como voce esta sempre atenta as coisas da natureza, e em consequencia a melhoria do ambiente do nosso castigado Planeta
Muita paz
Alcione

Lanna disse...

Olá marcia!
Tenho uma horta em casa totalmente orgânica e é ótimo, pois tenho tudo fresquinho. Queria poder colher mais variedades, mas nao disponho de mais espaço e tempo. Fiz um post sobre como cultivar e engrossar cebolinhas sem usar adubos quimicos e agrotóxicos. Se interessar dá uma passadinha por lá. http://lannapimentel.com/como-cultivar-cebolinhas/
Abraços

Related Posts with Thumbnails