Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

sábado, 12 de setembro de 2009

DENGUE - CONTROLE BIOLÓGICO DO MOSQUITO - PREDADORES - II PARTE

ARANHAS DOMÉSTICAS , BEM-TI-VIS e LIBÉLULAS

É muito importante conscientizar a todos da importância do controle biológico. As aranhas que nos causam tanto asco são grandes aliadas no combate de insetos, bem como os bem-ti-vis e as libélulas. Aqui vale salientar que não é só no combate a dengue, mas também a outras pragas que nos atormentam no dia a dia como moscas, pernilongos, baratas e traças, só para citar alguns.

ARANHAS DOMÉSTICAS


BEM-TI-VI (Pitangus sulphuratus)

LIBÉLULAS (Importante salientar que as libélulas estão ameaçadas de extinção, ver matéria "Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção"

Caçador e caça

Predadora voraz em seu ambiente, a libélula é capaz de comer 14% de seu peso se alimentando apenas de outros insetos voadores __ abelhas, moscas, besouros, vespas, outras libélulas menores, pernilongos e até o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue __ em um único dia de sua curta existência fora da água. Vivendo apenas de um a dois meses com suas asas, depois de ter passado até cinco anos no ambiente aquático, ela tem pouco tempo para encontrar parceiros e procriar, antes que um predador a encontre primeiro. Recentes pesquisas demonstraram que um pequeno besouro realiza por dia cerca de 150 vôos, conseguindo um índice de sucesso nas caçadas de 43% e comendo 11% do seu peso. Já a libélula, mesmo com pouco tempo de "brevê", realiza duas vezes mais vôos e tem sucesso em 51% de suas investidas. Enquanto vive na água, a libélula tem de fugir dos sapos, peixes e pássaros. Com asas, ela terá outros inimigos: aranhas, louva-deuses e outros pássaros.

Agradecimentos a Ioshiko Nobukuni pelo maravilhoso trabalho e por ter ajudado com material e reportagens para o término desta série sobre o combate a dengue.

2 comentários:

Christian Doné disse...

Parabéns pelo blog, gostei do trabalho

maria rosa-prem prabha disse...

Como siempre, encuentro tus aportaciones muy interesantes.
Por cierto, mi hija Laura y su marido estan en Brasil, por el norte esta vez.
Se casó el sabado y escogió Brasil, su querido Brasil como viaje de novios.
De vuelta ya de mi etapa de abuela de verano, te envio el mayor de los abrazos,
maria rosa.

Related Posts with Thumbnails