Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

sábado, 12 de setembro de 2009

DENGUE - PREVENÇÃO E TRATAMENTOS ALTERNATIVOS - Ioshiko Nobukuni

Ioshiko Nobukuni

A Srª Ioshiko Nobukuni, realiza, além da divulgação das propriedades nutritivas do ORA PRO NOBIS (Pereskia Aculeata) e envio de mudas e estaquias desta planta, um amplo trabalho de concientização no que concerne a prevenção e tratamentos alternativos no combate a DENGUE.
O PLANTAR & CULTIVAR vem apresentando ao longo deste ano várias matérias relacionadas ao combate e tratamentos alternativos da DENGUE
Ver as matérias:
CRAVO DE DEFUNTO X DENGUE,
REPELENTE NATURAL CONTRA DENGUE,
RECEITA DE REPELENTE CASEIRO,
RECEITAS CASEIRAS CONTRA A DENGUE - MITO OU VERDADE.

Por este motivo me vi na obrigação de colocar aqui também o relato de Ioshiko, cujo desprendimento e altruísmo vêm me conquistando cada dia mais, (virei fã de carteirinha). Vou postar na íntegra o e-mail recebido e mais abaixo fotos e matérias recolhidas na internet somente para confirmar as informações de Ioshiko.

E-mail de 11/09/2009

Muito bom!! Vc. gostaria tb. de divulgar combate à dengue por métodos alternativos? Se quiser fazer isso, posso te enviar detalhes, com fotos das plantas, dos predadores.
Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),amasse 1 folha de citronela e deixe em cada cômodo;manjericão,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas d água,eliminar possíveis criadouros, Não usem veneno químico, faz mal á nossa saúde,o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 3 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima. A Adultrap é eficiente,mas captura a fêmea grávida que entra para botar após sugar o sangue,elimina sim, mas depois do repasto.Usem repelente dos pescadores, feito com cravo da índia(1pte.),óleo de bebê(1 vidro) e álcool ( 1 litro),é ótimo,eficaz!!.

. Chegou nas farmácias o remédio homeopático para combater os sintomas da dengue. PRODEN, do Laboratório Almeida Prado. – TRAP-exterminador de insetos fotocatalítico, que deve ser colocado no chão, o aedes voa rasteiro.Já testei o aparelho,atrai e captura mesmo!!E as lagartixas estão devorando tudo que vem na armadilha!! Usem tb.o BG-Sentinel,sendo testado em Manaus,exala o odor da pele humana para atrair o mosquito.

Ioshiko Nobukuni.

Aqui algumas matérias que sairam em jornais de cidades onde Ioshiko Nobukuni vem atuando.


27/11/2007 - 00:00:02

SAÚDE
Vítima da dengue alerta sobre planta que combate o mosquito

Da Redação

Esta semana a moradora do Coester, Ioshiko Nokubuni, que recentemente teve dengue hemorrágica, enviou ofício ao juiz Evandro Pelarin pedindo ajuda na divulgação da planta citronela, que funciona como controlador biológico do Aedes aegypti. Ela propõe um programa de conscientização pública que invista no plantio da citronela, que lembra a erva cidreira, mas que tem resultados bem diferentes. “Precisamos alertar a população para plantar a citronela em jardins e vasos nas entradas das portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente 50m2. Num jardim de 300 m2, cinco moitas são suficientes para que muitas bromélias cresçam sem nenhum mosquito, nem de dia e nem de noite. Livrem seus lares de mosquitos, principalmente o da dengue”, alerta Ioshiko, que é popularmente conhecida como Sônia.



A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão. Como exemplo ela, Ioshiko apresentou dados da Prefeitura de Teresina, que em parceira com a Ong + Vida, no projeto Verde Que Te Quero Verde, faz a doação de duas mil mudas de citronela. "Esta espécie funciona como repelente natural, ou seja, o plantio destas mudas é uma alternativa de baixíssimo custo e de nenhuma agressão à saúde da população para diminuir o aumento do mosquito da dengue", afirma João Freitas Filho, coordenador da Ong. Lá, a Prefeitura fica responsável pela escolha dos locais onde serão plantadas as mudas de citronela. As regiões com maior incidência de pessoas com Dengue terão prioridade no plantio destas espécies. "Vamos iniciar agora este plantio e em dois anos poderemos observar a redução considerável da Dengue na cidade. Esta planta é muito usada em jardins e canis, principalmente em períodos chuvosos, época de reprodução do mosquito", enfatiza o coordenador da +Vida. Outros municípios, a exemplo de José de Freitas, também aderiram a esta alternativa e há duas semanas começaram a plantação de citronela com o objetivo de evitar o avanço da Dengue.

Fernandópolis

André Luiz Lemos Oliveira, professor de agricultura da escola municipal Melvin Jones, que funciona no mesmo terreno do Viveiro Municipal, informou que esta semana a procura pela citronela cresceu. Ele conta que a utilidade da planta como repelente é comprovada cientificamente e indica que não é difícil fazer a popularização da citronela em Fernandópolis, desde que haja programa específico para isso. “Temos algumas moitas para apresentarmos aos alunos entre as diversas plantas medicinais que cultivamos aqui, mas a citronela se desenvolve fácil e cada moita tem inúmeras mudas. Vale a pena investir na idéia”, sugere o professor. Para quem não gosta dos repelentes industrializados, a citronela é uma saída para o consumo a preços justos, já que a muda custa cerca de R$2,50 nos viveiros particulares.

Na escola Melvin Jones a planta é oferecida de graça à população (escola)(esgotado)

A citronela é parecida com a erva cidreira mas não pode ser ingerida. A grande vantagem é repelir qualquer tipo de mosca em 50m2.(planta)

A moradora do Coester, Ioshiko Nokubuni, pediu ajuda ao juiz Evandro Pelarin na divulgação da planta(juiz)

Tatiana Brandini

Folha de Fernandópolis

nobukunister@gmail.com

SOBRE A CITRONELA

Plantar citronela e cruzar os braços é como colocar cerca elétrica e esquecer a porta aberta. A citronela solta cheiro quando a gente joga água, ou, quando está ventando. Ela é muito eficiente, fazendo bordaduras em pomares, hortas, casa de chácara. As moitas ficam enormes, aí, sim, funciona. Mas, plantar alguns vasos, e deixar em um lado só, não resolve o problema. Ela não cresce muito como no chão. Ajuda, sim quando estiver ventando, quando se joga água, também, pode-se apanhar folhas, esmagar com as mãos e colocar nas portas, janelas, nos cômodos, pode-se fazer chá dela e passar no chão. Eu faço tintura, deixo as folhas picadas dentro de álcool, durante 21 dias, em local escuro, agito a mistura 2 vezes ao dia. Diluo na água e jogo nos ralos de banheiros e de quintais. A citronela produz muitas folhas, pode ir cortando as que vão secando em volta da planta. Mas, quem não tem tempo, o melhor é comprar em supermercados, tem o produto pronto. Tem SANOL-Dog citronela, na seção Pet, tem desinfetante TOT-citronela, tem óleo de citronela, várias marcas, tem repelente NOGUEIRA-essência de citronela, todos para usar nos pisos, ralos, banheiros, quintais. Também, colocar uma vasilha com ½ litro de água, pingar 3 gotas da essência e deixar nos cômodos, renovar a cada 6 horas, é uma boa medida. O óleo de citronela, usei spray da marca ALVO, mata barata também, é fulminante. Uma amiga, carrega spray no carro, já aconteceu de entrar um aedes no carro, aconteceu comigo também.Apanhar uma folha, amassar com as mãos e deixar uma em cada cômodo, fiz o teste e foi eficaz: tinha um aedes me rondando, deixei as folhas em todos cômodos, não demorou muito, ele pousou na altura de1,30 m, ele costuma voar rasteiro, e ficou imóvel na parede(estava passando mal!),dando chance de pegá-lo.

3 comentários:

Unknown disse...

DENGUE

Detergentes caseiros matam larvas da dengue por “afogamento”

A descoberta foi registrada pelo engenheiro agrônomo cearense, Carlos Barreto
Detergentes caseiros matam larvas da dengue por “afogamento”

Por Alan Rodrigues

Época de chuvas, aumento dos casos de dengue. Ano a ano, o poder público tem traçado estratégias para o combate à doença e os larvicidas vêm sendo, constantemente, empregados nessa luta. No entanto, esses fármacos tiveram que ser renovados, pois algumas larvas conseguiram adquirir resistência a eles. Para o engenheiro agrônomo cearense Carlos Barreto, o meio mais eficaz nesse combate seria um produto facilmente encontrado em ambientes domésticos: o detergente.

O engenheiro testou a ação de diferentes detergentes caseiros em uma bacia cheia de larvas do Aedes aegypti. “Elas precisam ir à superfície da bacia para respirar. Em sua região anterior do corpo, elas têm um sifão gorduroso que permite se sustentarem na superfície da água o tempo necessário para respirar”, explica Barreto. Ao pingar o líquido na bacia, ele observou um fato curioso: as larvas que estavam na superfície desceram contorcendo seu corpo em forma de “c”.

“Ainda não sabemos a razão disso. Talvez elas estejam retirando o ácido sulfônico (do detergente) do sifão. Mas isso é apenas uma hipótese”, disse. Minutos após a aplicação do líquido, as larvas não retornaram mais à superfície.

As observações de Barreto levaram à conclusão de que o ácido sulfônico destrói a camada de gordura do sifão, impedindo que as larvas permaneçam na superfície para respirar. Sem oxigênio, elas "terminam por morrer afogadas”.

Para o pesquisador, com a descoberta as próprias pessoas poderiam realizar o procedimento em casa. “Usar o detergente como larvicida é vantajoso, pois é de baixo custo, facilmente encontrado em ambientes domésticos e biodegradável. Além disso, por matar as larvas ‘afogadas’, isso me dá a plena certeza de que não haverá resistência, pois todo animal precisa de oxigênio para sobreviver”, afirmou.

Ioshiko Nobukuni – Tel: (17) 3462 6732 – E-mail: nobukunister@gmail.com

Unknown disse...

DENGUE I: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:

1/2 litro de álcool;- 1 pacote de cravo da Índia(10 grm);- 1 vidro de óleo de nenê(100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal(pode ser de amêndoas,camomila,erva-doce,aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos,espanta as pulgas dos animais, piolhos.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue,assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti!

Ioshiko Nobukuni – sobrevivente da dengue hemorrágica

euri disse...

na verdade eu gostaria de fazer um comentário sobre o que vejo todos os dias nos locais por onde eu passo fazendo a minha caminhada matutina.

Eu ando com uma vara só para desvirar vasilhames de plasticos e de vidros jogados na beira dos matos ou na grama na beira das ruas, já vi várias vezes as larvas nos objetos, além do empenho de vcs com esses produtos em que eu acredito que da certo, pq. os orgaos publicos não convoca todos os seres de cada região e fazer um multirão de limpeza e catação desses objetos, pois acredito que também dará muito certo se levarmos isso com seriedade juntamente com os orgãos competentes - abraço

Related Posts with Thumbnails