quinta-feira, 4 de março de 2010

AFINAL. VOCÊ SABE QUAL O TAMANHO DO SEU RASTRO ECOLÓGICO?

Foto: GETTY IMAGES


Em primeiro lugar. Você já teve a curiosidade de clicar neste banner que está abaixo do título do blog?
É. Este que pede para você calcular sua pegada ecológica.

A primeira vez que vi esta frase fiquei curiosa e fui pesquisar, afinal, o que é pegada ecológica?

Pegada ecológica nada mais é do que os rastros que deixamos no mundo. Já ouviu falar em SAMBAQUI? De vez em quando vemos alguma notícia de que tal obra foi interrompida por que foi encontrado um sambaqui no local das escavações e os arqueólogos precisam preservar o sítio para que possam estudar o modo de vida da população que vivia ali. Pois bem, sambaqui é o lixo que aquela população acumulou durante a sua existência, uma parte da sua pegada ecológica, pois o contexto é bem mais amplo. Se você consome duas vezes mais bife que a média de seu país, sua pegada é duas vezes maior, o mesmo acontece com a água que você utiliza, com o lixo que produz.

O termo PEGADA ECOLÓGICA foi criado em 1990 pela Universidade da Colúmbia Britânica e significa:
(...)a demanda que temos de área, terra produtiva e ecossistemas para produzir os recursos de que precisamos e reciclar os resíduos que produzimos.(...) Mariusa Colombo

É Mariusa (bióloga especialista em Saneamento Ambiental, pela Uiversidade de Bolonha, Itália.) quem nos diz que nossa pegada está em torno de 1,30 e isto quer dizer que já ultrapassamos a capacidade do planeta, produzimos um déficit ecológico.
Agora surge a pergunta: quanto ainda temos de recursos disponíveis? Desde 70 que a humanidade tem exaurido a capacidade de regeneração do planeta que precisa de 1 ano e 5 meses para regenerar o que consumimos em 1 ano.

Saber o tamanho de nossa pegada individual ou coletiva, nos ajuda a administrar melhor nossos recursos e com isso utilizar com maior sabedoria tudo o que a Terra nos dá.

Muitas são as formas de reduzirmos nosso rastro, e vou citar apenas um exemplo de uma doce senhora blogueira que tem muito a nos ensinar sobre respeito ao meio ambiente. Alcione do blog DE BEM COM A NATUREZA produziu uma mini cartilha que ensina como descartar embalagens tetra pack. Confira no blog de Alcione muitas outras dicas de respeito ao meio ambiente.



BLOG DE BEM COM A NATUREZA

Fontes de pesquisa: www.wwf.org.br
Revista SELEÇÕES março/2010

Um comentário:

Alcione Sousa disse...

Oi Marcia
Muita paz
Boazinha você com seu comentário
" Doce Blogueira"
Fiz algo muito simples,pois creio que isso vem de longe ,com o exemplo de minha mãe.Quando puders visita o minha Homenagem a ela no Link
http://alcionesempre.blogspot.com/2010/03/homenagem-mulher.html
Meus parabens pelo nosso dia
Felicidades

Related Posts with Thumbnails